Blog do Prisco
Manchete

Jorginho canaliza a solidaridade que está no DNA de SC

Santa Catarina foi o primeiro estado a se mobilizar para ajudar os irmãos gaúchos, que vivem a pior tragédia de sua história. Os catarinenses sabem bem o que é isso.

De terça pra quarta-feira da semana passada, o governador Jorginho Mello determinou o envio de equipes catarinenses – que já resgataram 400 pessoas – no dia em que se iniciou, de fato, a tragédia.

Jorginho também foi o primeiro a ligar para o colega gaúcho, Eduardo Leite, se solidarizando e se colocando à disposição.

Importante ressaltar que os catarinenses chegaram a alguns locais mais afetados juntos com as próprias equipes gaúchas. Depois outros estados entraram no circuito para auxiliar os nossos vizinhos.

Segue um dos mateiriais de imprensa distribuídos pela Secom sobre a ajuda catarinense aos gaúchos.

Atuando no RS desde quarta, bombeiros catarinenses se deslocam neste sábado para a região de Porto Alegre

Foto: soldado Gustavo Maciel Keller / CBMSC

Após atuarem em Lajeado e Santa Cruz do Sul no Rio Grande do Sul, onde já resgataram desde quarta-feira, 1º de maio, 516 pessoas e 84 animais, as equipes do Corpo de Bombeiros Militar de SC (CBMSC) receberam a missão de se deslocaram para a grande Porto Alegre neste sábado, 4. A Capital gaúcha vive uma cheia histórica.

Em três dias de operação, as equipes de Força-Tarefa (FT) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) já salvaram 600 vidas entre pessoas e animais durante as ações de resgate no Rio Grande do Sul. Foram 516 pessoas e 84 animais, além de três vítimas que infelizmente já estavam mortas – duas em áreas de deslizamento e outra em uma residência tomada pela água.

Autorizadas a deslocar pelo governador Jorginho Mello, as sete equipes foram para o estado vizinho já na madrugada de quarta-feira, 1º de maio. Lá se encontraram em Lajeado para integrar o Sistema de Comando de Operações sob a coordenação da Defesa Civil do Rio Grande do Sul.

Foto: soldado Gustavo Maciel Keller / CBMSC

“Em um primeiro momento as equipes foram deslocadas para atuar na região de Lajeado e Santa Cruz do Sul e neste sábado receberam a nova missão de se deslocar para a Grande Porto Alegre que está sendo duramente afetada pelo aumento do nível das águas”, afirmou o subcomandante-Geral do CBMSC, coronel Jefferson de Souza.

Foram enviadas ainda 10 viaturas 4×4, 11 embarcações, e equipamentos de resgates em deslizamentos. Equipes da Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental e Defesa Civil também estão trabalhando para auxiliar nos trabalhos no Rio Grande do Sul. De acordo com o último boletim do Governo do RS, até o momento, o estado gaúcho registrou 57 mortes, 67 pessoas estão desaparecidas e há 74 feridos. São 300 municípios afetados, 32.640 desalojados, 9.581 pessoas em abrigos, 422.307 afetados.

Mesmo com o envio do apoio ao RS, as equipes do CBMSC, PMSC e Defesa Civil vêm garantindo o atendimento a pessoas atingidas pelas chuvas que prejudicaram principalmente o Meio-Oeste e o Extremo Sul.”

Posts relacionados

Governadores do COSUD apontam prioridades para a edição de Florianópolis

Redação

Os sete do Sul e do Sudeste

Redação

Santa Catarina se prepara para receber líderes dos Estados do Sul e Sudeste na reunião do COSUD

Redação