O texto prevê a criação da UFVI, Universidade Federal do Vale do Itajaí
O senador catarinense Jorginho Mello (PL) apresentou no Senado Federal, um projeto de lei que autoriza o processo de federalização da Universidade Regional de Blumenau. O PL 3774/21 foi protocolado e deverá ser analisado pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte da casa nos próximos dias. O ministério da Educação também segue acompanhando a questão.
Caso seja aprovado, o projeto abre caminho para que a universidade, que hoje é de atribuição do municipal, sendo público-privada, passe a ser inteiramente pública e de gerência do governo federal. Para o senador, que é egresso do curso de direito da instituição, a pauta é fundamental para o desenvolvimento do Vale do Itajaí.
– Estudei na Furb e sei das dificuldades que os alunos e a instituição enfrentam há muitos anos. Atualmente, um dos caminhos para que muitos destes problemas sejam sanados é a federalização. Ela está ligada direta ou indiretamente com uma região que representa 30% da economia do Estado, então também é um compromisso com o desenvolvimento regional, estadual e do país – afirmou o senador.
O texto da iniciativa criaria a UFVI (Universidade Federal do Vale do Itajaí) e prevê a criação de cargos, transferência de alunos e a doação por parte do poder municipal para a União.