Blog do Prisco
Destaques

Juliana Pavan defende a criação de unidade do Colégio Militar Estadual em Balneário Camboriú

A carência de vagas para o ensino médio em regiões específicas de Balneário Camboriú tem sido um desafio evidente para a comunidade local, em virtude do crescimento populacional da Cidade. Diante dessa realidade, a vereadora e pré-candidata a prefeita Juliana Pavan (PSD) apresentou uma proposta, por meio de indicação, para a criação de uma unidade do Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires no Bairro dos Municípios.

Este ano, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) realizou a abertura de mais uma unidade do Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires, agora em Jaraguá do Sul, atendendo solicitação do deputado Antidio Lunelli (MDB). A iniciativa pretende expandir a oferta do ensino básico, especialmente do ensino fundamental, anos finais e ensino médio. A unidade é a sexta no estado.

Segundo Juliana Pavan, a falta de uma instituição de ensino estadual na região que abrange os bairros da Vila Real, Municípios e Iate Clube dificulta o acesso à educação para os jovens residentes. “Por isto protocolei indicação ao governo do Estado e uma Moção de Apelo ao deputado estadual Carlos Humberto (PL), que é o representante de Balneário Camboriú na Assembleia Legislativa. Entendo ser fundamental que o estado invista para garantir oportunidades educacionais a todos os estudantes, especialmente em áreas onde a demanda é tão evidente”, enfatiza a vereadora.

De acordo com Juliana Pavan, a população de Balneário Camboriú cresceu 28,7% nos últimos anos (comparativo entre os censos de 2010 e 2022). Porém, neste período, o Governo do Estado entregou a nova E. E. B. Prefeito Higino Pio no Bairro das Nações, e acabou por desativar a antiga E. E. B. Laureano Pacheco, no Bairro dos Pioneiros. “Em resumo, a demanda persiste e continuamos com a necessidade de implantação de mais uma unidade estadual de ensino em nossa Cidade”, defende.

O comandante-geral da PMSC, coronel Pelozato, explica que “o contexto de ensino e aprendizagem do Colégio Militar possui como pilar a filosofia voltada para a formação integral do educando através do desenvolvimento pleno de suas potencialidades”, afirma.

A proposta de Juliana Pavan não se restringe apenas a suprir a carência de vagas, mas também visa oferecer um ambiente educacional que promova valores como disciplina, responsabilidade e cidadania. A parlamentar ressalta que os Colégios Militares têm se destacado não apenas pelos resultados acadêmicos, mas também pela formação integral dos alunos enquanto cidadãos, preparando-os para os desafios da vida profissional e social.

“Sabemos que o Bairro dos Municípios possui áreas públicas municipais, próximas ao Parque Natural Raimundo Malta, que poderiam ser doados para o Estado e assim viabilizar este projeto. Neste momento precisamos de parceria entre Prefeitura e Governo Estadual, com a força política de nossa representação na Assembleia Legislativa, para transformarmos este sonho em realidade”, finaliza Juliana.

Posts relacionados

Panvel tem mais de 130 vagas de trabalho abertas em SC

Redação

Carlos Humberto (PL) denuncia crime ambiental em Balneário Camboriú

Redação

Instituição financeira abre vagas em Florianópolis para assessor de investimentos

Redação