Por indicação do deputado estadual Carlos Chiodini (MDB), a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) promove nesta quarta-feira, 16, às 19h, uma sessão especial em comemoração aos 125 anos da Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc). “A Jucesc é um das instituições mais antigas do Estado, é a casa do empreendedor catarinense. Nos últimos três anos, o órgão passou por várias modificações com o objetivo de simplificar os processos administrativos, tornando-os mais céleres e, assim, facilitando a vida dos empreendedores”, destacou Chiodini.
Criada por empresários em 16 de maio de 1893, na forma de autarquia estadual com autonomia financeira, hoje a Junta é vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS).
Chiodini, que nos últimos três anos ocupou o cargo de secretário de Estado da SDS, relata sua preocupação durante este período em tornar a entidade em um órgão ágil, tecnológico e que facilite a vida do empreendedor catarinense. “Podemos dizer que conseguimos em um curto prazo de tempo, revolucionar os processos com programas que mudaram a forma de abrir e fechar empresas em Santa Catarina. Afinal, ao longo destes 125 anos de história, ela tem prestado relevantes serviços à sociedade catarinense, avançando em termos administrativos com o intuito de acompanhar o desenvolvimento econômico do Estado e o crescimento do segmento empresarial catarinense”, afirma o deputado.
Durante seu período como secretário de Estado, a Jucesc teve sua estrutura completamente reestruturada. O prédio, que foi reformado, recebeu o nome de Casa do Empreendedor Eggon João da Silva, em homenagem a um dos fundadores da companhia WEG, falecido em 2015. Além disso, foi criado o Simplifica SC, parceria entre SDS e Jucesc, para maior agilidade no processo de abertura de empresas no Estado. O programa inclui os projetos 90 minutos, Via Azul e a Junta Digital, na qual é possível realizar quase todos os processos pela internet.
“Quero agradecer aos dois presidentes com os quais trabalhamos, André Bazzo e Julio Marcellino, que proporcionaram e foram entusiastas em realizar estas grandes mudanças na Junta Comercial. Sem o trabalho deles, o apoio dos colaboradores da entidade e o envolvimento da SDS em todos essas ações, nada seria possível. Agora desejamos sucesso ao novo presidente Gerson Basso, que participou de todas essas iniciativas e tem a grande missão de manter o órgão neste constante crescimento”, explica o deputado Chiodini. No evento desta quarta-feira, o ex-presidente da Jucesc, Júlio César Marcellino Júnior, será um dos homenageados.
Foto – Rodrigo Souza
Legenda – Foto da reinauguração em 2015 com a presença do então vice-governador Eduardo Pinho Moreira, do secretário da SDS, Carlos Chiodini e da família do Sr. Eggon João da Silva