Manchete

Justiça manda retirar propaganda eleitoral antecipada em favor de Gean Loureiro

O juiz Luiz Henrique Bonatelli, da Capital, mandou retirar propaganda eleitoral antecipada em favor do prefeito Gean Loureiro em postagem no Facebook. A ação é de autoria do PSOL, do pré-candidato Elson Pereira. O magistrado determinou a retirada imediata da postagem que motivou a ação dos oposicionistas. 

Segue trechos do despacho, da tarde desta quarta-feira, 16. “O PSOL aforou representação contra Tiago Meurer da Silva e Gean Marques Loureiro, todos qualificados, atribuindo ao primeiro Representado propaganda eleitoral antecipada em benefício do segundo Representado. Sustenta que na data de ontem, 14.09.2020, o primeiro Representado, que atualmente exerce o cargo comissionado de Superintende da Defesa do Consumidor, na Secretaria de Defesa do Consumidor do Município de Florianópolis, utilizou o seu perfil da rede social Facebook para promover propaganda eleitoral extemporânea, com a publicação de um vídeo de 1min36seg, onde verifica-se a propaganda pela candidatura do Segundo Representado, Gean Loureiro, atual prefeito de Florianópolis.”

“In casu, a imagem em destaque no vídeo contendo os nomes dos candidatos a prefeito e vice, referência à campanha e ainda o número da agremiação partidária indica claro pedido de voto para a eleição que se avizinha.  Por evidente, também que as circunstâncias indicam que o segundo Representado tem amplo conhecimento e aprovação da publicação impugnada haja vista sua participação com imagem e voz no vídeo indicado.

Tenho presentes, então, a plausibilidade do direito afirmado, consubstanciado no pedido irregular de voto e o perigo de dano está configurado pelo indevido e ilícito apelo aos eleitores acaso não suspensa a propaganda antecipada, portanto, indevida, de modo que, preenchidos os requisitos do art. 300 do CPC, a tutela de urgência merece agasalho.

Ante o exposto, DEFIRO a liminar requerida e, em consequência, determino a imediata exclusão da propaganda acima mencionada, por meio da publicação postada em 14/09/2020 no perfil do Representado, identificado pelos seguintes endereços:

https://www.facebook.com/tiago.meurer.1/posts/3577917722261111, conforme requerido no item “a” do pedido. Notifique-se o FACEBOOK Serviços Online do Brasil Ltda consoante requerido no item “b” da petição inicial.”

Posts relacionados

Esquerda varrida do mapa catarinense nas eleições municipais

Redação

Justiça Eleitoral barra propaganda irregular de Peeter Lee Grando e David Fernandes

Redação

Justiça Eleitoral concede direito de resposta a Adriano Silva por fake news de Sargento Lima

Redação
Sair da versão mobile