Blog do Prisco
Manchete

Justiça mantém FAHECE à frente da gestão do SAMU em Santa Catarina

A 2ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de Santa Catarina indeferiu o mandado de segurança que havia sido impetrado pelo Instituto Maria Schmitt (IMAS) questionando o edital de gestão do SAMU. Por decisão unânime nesta terça-feira, 8 de novembro, o TJSC entendeu que o processo de licitação que excluiu o IMAS foi correto. Com isso, a FAHECE mantém a gestão do serviço no estado.

“A FAHECE implementou sua filosofia de gestão à frente do SAMU, com qualificação, treinamento e valorização dos colaboradores, investimento em equipamentos e renovação da frota de ambulâncias. Esse trabalho vem apresentando resultados muito expressivos, tanto de melhoria dos resultados quanto na qualidade do atendimento”, afirma o presidente da FAHECE, Michel Scaff.

Desde janeiro, quando a FAHECE assumiu o Contrato de Gestão do SAMU em Santa Catarina, já foram realizados R$ 2,9 milhões em investimentos, atualização de tecnologia e melhorias de equipamentos.

Em setembro, foi inaugurada a 24ª USA em operação, em Videira, no Meio-Oeste. O projeto faz parte do plano de ampliação do SAMU em Santa Catarina, que prevê novas inaugurações até o final do ano, com duas novas bases, uma em Brusque e mais uma em Joinville.

“Além das melhorias em infraestrutura e treinamento, também temos conquistado avanços expressivos nos nossos tempos de atendimento em todas as bases. O J9, que é como chamamos o tempo entre o acionamento e a saída da ambulância, foi reduzido de 3 minutos e 21 segundos em janeiro, quando assumimos o serviço, para 29 segundos em setembro, a menor média histórica.É uma redução de mais de 80% do tempo”, afirma o diretor geral do SAMU/SC, Miguel Paulo Duarte Neto.

SOBRE A FAHECE

A FAHECE tem como sua missão Fortalecer a Esperança dos cidadãos catarinenses que buscam os serviços de saúde do SUS, disponibilizando atendimento de qualidade nas unidades geridas através dos Contratos de Gestão (HEMOSC, CEPON e SAMU) e Laboratório de Anatomia Patológica próprio. É uma Fundação privada, sem fins lucrativos, filantrópica, qualificada como Organização Social, criada há mais de 28 anos.

A gestão de serviços de saúde através de fundação privada sem fins lucrativos está diretamente relacionada à transparência e cidadania. O modelo de gestão envolve a participação direta dos voluntários integrantes dos órgãos de administração da FAHECE – Conselho Curador, Conselho Fiscal e Diretoria Executiva, que representam a comunidade na definição das prioridades de atuação da Fundação, contando ainda com o velamento do Ministério Público.

A Qualidade de Gestão da FAHECE foi reconhecida em algumas premiações e também através do Estudo do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina no documento “Análise Econométrica da Eficiência dos Hospitais Estaduais de Santa Catarina: Um Comparativo entre Modelos de Gestão” – Florianópolis, 2017, no qual estabeleceu o CEPON como hospital-referência estadual na gestão da eficiência do gasto público na saúde.

foto>arquivo, divulgação

Posts relacionados

Tarcísio, Bolsonaro, o Republicanos e os números

Redação

Processo de 3 décadas é resolvido e SC receberá royalties do petróleo

Redação

SC é apresentada ao mundo no Fórum Mundial da Ciência, em Budapeste

Redação