Manchete

Justiça mantém FAHECE à frente da gestão do SAMU em Santa Catarina

A 2ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de Santa Catarina indeferiu o mandado de segurança que havia sido impetrado pelo Instituto Maria Schmitt (IMAS) questionando o edital de gestão do SAMU. Por decisão unânime nesta terça-feira, 8 de novembro, o TJSC entendeu que o processo de licitação que excluiu o IMAS foi correto. Com isso, a FAHECE mantém a gestão do serviço no estado.

“A FAHECE implementou sua filosofia de gestão à frente do SAMU, com qualificação, treinamento e valorização dos colaboradores, investimento em equipamentos e renovação da frota de ambulâncias. Esse trabalho vem apresentando resultados muito expressivos, tanto de melhoria dos resultados quanto na qualidade do atendimento”, afirma o presidente da FAHECE, Michel Scaff.

Desde janeiro, quando a FAHECE assumiu o Contrato de Gestão do SAMU em Santa Catarina, já foram realizados R$ 2,9 milhões em investimentos, atualização de tecnologia e melhorias de equipamentos.

Em setembro, foi inaugurada a 24ª USA em operação, em Videira, no Meio-Oeste. O projeto faz parte do plano de ampliação do SAMU em Santa Catarina, que prevê novas inaugurações até o final do ano, com duas novas bases, uma em Brusque e mais uma em Joinville.

“Além das melhorias em infraestrutura e treinamento, também temos conquistado avanços expressivos nos nossos tempos de atendimento em todas as bases. O J9, que é como chamamos o tempo entre o acionamento e a saída da ambulância, foi reduzido de 3 minutos e 21 segundos em janeiro, quando assumimos o serviço, para 29 segundos em setembro, a menor média histórica.É uma redução de mais de 80% do tempo”, afirma o diretor geral do SAMU/SC, Miguel Paulo Duarte Neto.

SOBRE A FAHECE

A FAHECE tem como sua missão Fortalecer a Esperança dos cidadãos catarinenses que buscam os serviços de saúde do SUS, disponibilizando atendimento de qualidade nas unidades geridas através dos Contratos de Gestão (HEMOSC, CEPON e SAMU) e Laboratório de Anatomia Patológica próprio. É uma Fundação privada, sem fins lucrativos, filantrópica, qualificada como Organização Social, criada há mais de 28 anos.

A gestão de serviços de saúde através de fundação privada sem fins lucrativos está diretamente relacionada à transparência e cidadania. O modelo de gestão envolve a participação direta dos voluntários integrantes dos órgãos de administração da FAHECE – Conselho Curador, Conselho Fiscal e Diretoria Executiva, que representam a comunidade na definição das prioridades de atuação da Fundação, contando ainda com o velamento do Ministério Público.

A Qualidade de Gestão da FAHECE foi reconhecida em algumas premiações e também através do Estudo do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina no documento “Análise Econométrica da Eficiência dos Hospitais Estaduais de Santa Catarina: Um Comparativo entre Modelos de Gestão” – Florianópolis, 2017, no qual estabeleceu o CEPON como hospital-referência estadual na gestão da eficiência do gasto público na saúde.

foto>arquivo, divulgação

Posts relacionados

Facisc defende aumento do ICMS para importações para maior proteção às empresas catarinenses

Redação

EUA: tarifa menor ao Brasil pode ampliar exportação de SC, avalia FIESC

Redação

Governo de SC busca apoio em Brasília para que dinheiro investido em estradas federais seja descontado da dívida com a União

Redação
Sair da versão mobile