Varejista fundada em 1955 conta com arrojado plano de expansão para a marca: além de novas lojas, investe no fortalecimento das transações financeiras por meio da digitalização e passa a atuar na negociação B2B, abrindo novos mercados e fomentando a economia em Santa Catarina. |
A diversificação de mercado sempre foi uma das premissas do empresário Antonio Koerich ao gerir suas empresas. Desde o tempo das fiambrerias, passando pelo primeiro supermercado ao estilo pegue e pague, ao início das operações de varejo, a expansão para mercado de shopping center, construção civil e áreas da tecnologia da informação, a empresa vem abrindo novas frentes de atuação, sempre atenta às necessidades e potencialidades do mercado. Agora em 2023, atenta às necessidades mercadológicas e visando fortalecer o varejo em Santa Catarina, o Koerich passa também a atuar no segmento B2B, com o KASA, um atacado para abastecer o mercado e que irá operar utilizando a logística da varejista. O KASA chega ao mercado com um portfólio de mais de três mil produtos, com curto prazo de entrega, garantia de procedência e condições especiais de pagamento. Com essa nova operação a empresa investe no relacionamento com o mercado. “Com a credibilidade dos mais de 68 anos no mercado, o KASA reforça o compromisso da empresa em oferecer uma experiência de compra em todos os segmentos. E mais, a chegada dessa nova marca ao mercado possibilita a quebra de barreiras comerciais, aumenta a interatividade e facilita as negociações, fatores que geram resultados extremamente positivos”, explica Eduardo Koerich, diretor comercial do Koerich. Para a ampliação de suas operações a empresa investiu R$ 10 milhões na expansão de seu centro de distribuição, em Biguaçu, com uma nova área de 10 mil metros quadrados, possibilitando um aumento de 50% na armazenagem. Assim, o Koerich investiu em logística, utilizando também a tecnologia desenvolvida pelo KLab, seu laboratório de tecnologia com soluções voltadas para o mercado varejista. Esse movimento possibilitou uma maior negociação com marcas e fabricantes, garantindo um estoque e preços competitivos, abrindo frente para a atuação no segmento B2B. “Para atender as necessidades mercadológicas e fortalecer os varejos em Santa Catarina, o Koerich passa também a atuar no segmento B2B, com o KASA, um atacado para abastecer o mercado. O KASA chega ao mercado com curto prazo de entrega, garantia de procedência e condições especiais de pagamento. Com essa nova operação a empresa investe no relacionamento com o mercado, fortalecendo a economia e possibilitando acesso a grandes marcas com preços acessíveis”, explica Eduardo Koerich, diretor comercial do Koerich. As transações diretas com outros varejos ainda respondem por uma pequena parcela do faturamento da empresa, mas a projeção é que a operação cresça nos próximos anos. A criação da nova empresa veio com o crescimento das transações realizadas entre a marca mãe e varejos como uma solução para o varejo catarinense. “Temos um grande volume de estoque centralizado em Biguaçu, o que nos permite agilidade na atuação, servindo como uma solução para aqueles varejos que deseja manter um estoque mais baixo, principalmente nas mercadorias de cauda longa, onde o varejo pode operar contando com a infraestrutura e logística de nosso estoque, gerando novos potenciais e impulsionando o varejo e a economia em todo o estado”, explica Eduardo Koerich. Inicialmente a operação do KASA está focada no estado de Santa Catarina, contudo a empresa já estuda ampliar sua área de atuação no segmento B2B. “A credibilidade de nossa marca nos possibilita a integração com outros varejos no estado e chegar a regiões que ainda não contam com a marca Koerich, de forma indireta, sendo um interlocutor de mercado e gerando oportunidades para o fortalecimento da economia. A diversificação econômica torna Santa Catarina um lugar de oportunidades. Os dados mais recentes mostram que no primeiro trimestre do ano, o Estado foi um dos três que mais gerou vagas de emprego no país, atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais, ambos com maior população”, completa Eduardo Koerich. Todas as transações contam com suporte da financeira que integra a holding ANK e que desde janeiro deste ano passa a concentrar todos os produtos e serviços no KAB. A financeira do Koerich está na lista das cinco maiores financeiras do país, respaldando todas as operações do grupo. Atualmente as transações via crediário correspondem por 55% do total das operações. “Esse é um movimento crescente em nosso negócio e que é fruto, principalmente do relacionamento que temos com a sociedade, a identificação que buscamos reforçar em todas as nossas ações, resgatando a política de nosso fundador: a cada nova cidade que chegávamos pedíamos licença e convidamos a população para um cafezinho, assinando Koerich, a casa dos amigos. Hoje, essa estratégia também está direcionada para as ações B2B”, completa o diretor do Koerich. |