Uma das maiores varejistas catarinense anuncia a inauguração de 10 novas lojas e a ampliação de sua área de atuação. Confira a entrevista com o diretor administrativo da rede, Sérgio Koerich, sobre este novo posicionamento de mercado e a chegada a três novas regiões.
O Koerich é uma das poucas varejistas genuinamente catarinenses que mantém a administração familiar. Tendo à frente da marca três gerações no dia a dia da operação, essa mescla de experiências vem trazendo novos desafios e conquistas. Depois da abertura do diálogo com startups, com o KLAB, diversas ações de incentivo à educação e de apoio às comunidades em meio a pandemia, a empresa divulga seu plano de expansão para o segundo semestre de 2020.
Esse movimento está sendo coordenado pelo diretor administrativo, Sérgio Koerich, confira na entrevista:
2020 está sendo um ano desafiador para o varejo. Como o Koerich analisa esse momento?
S.K.: O homem é movido pelo desafio. Meu pai sempre afirma que a coragem e determinação é o segredo para se enfrentar situações adversas e crises. Determinação sempre para não pararmos no tempo! O ano de 2020 nos desafiou a entender ainda mais nossos consumidores, a estarmos ainda mais onde nossos clientes necessitam, a olharmos ainda mais para o próximo e fortalecermos a empatia como ferramenta de vendas.
É aliado a essa política e proximidade cada vez maior que a empresa vem acelerando seu processo de expansão? Como foi essa tomada de decisão?
S.K.: O Koerich tem uma meta anual de abertura de novas lojas. Com a pandemia, reduzimos um pouco a velocidade dessas novas aberturas, contudo, trabalhamos no fortalecimento das ações e com a assertividade sobre esse novo comportamento do consumidor julgamos que este é o momento de seguir em frente. Até final de agosto já havíamos inaugurado 4 novas lojas no estado, e agora damos um voo mais longo, passando a ampliar a área de cobertura de nossas lojas físicas.
Como foi a escolha dessas novas regiões?
S.K.: Toda nossa decisão é pautada na demanda, seja ela fruto do nosso relacionamento digital com os clientes, bem como do potencial econômico e de mercado. Agora no segundo semestre estaremos inaugurando 10 novas lojas e, chegando a três cidades que ainda não contavam com loja física, são elas: Lages, Jaguaruna e Ituporanga. São locais com grande flexibilidade econômica e com um mercado pujante e ascendente.
Você pode falar sobre as 10 novas lojas?
S.K.: A empresa irá inaugurar 10 novas lojas este ano em SC, nas cidades de:
⁃ Lages: serão duas lojas na cidade, sendo uma MegaLoja no Centro, com um conceito novo, com um mix de produtos ampliado, onde o cliente encontra produtos para casa toda, nas linhas utilidades, bazar, decoração, eletro e móveis – e a outra no bairro Coral;
⁃ Ituporanga;
⁃ Joinville;
⁃ Blumenau;
⁃ Penha;
⁃ Luiz Alves;
⁃ Tubarão;
⁃ Jaguaruna e
⁃ Florianópolis: uma MegaLoja trazendo o novo conceito da empresa. “Tudo em um só lugar”.
Você poderia explicar esse conceito da Mega Loja?
S.K.: A Mega Loja apresenta um novo conceito ao consumidor, com foco na experiência de compra, conveniência e autoatendimento, apresentando um novo conceito da marca, onde o consumidor encontra tudo que precisa em um só lugar. E, agora com a pandemia e, consequentemente, com os novos hábitos dos consumidores, esse serviço foi ainda mais potencializado.
Os produtos estão distribuídos por linhas de consumo, que vão de colchões a utilidades domésticas, com o sistema pegue e leve onde o cliente pode adquirir a mobília da casa inteira em um único lugar. A loja possui uma abordagem diferente, com estímulo ao autoatendimento. A empresa abre essa nova loja como uma oportunidade a mais para que os consumidores possam comprar, com tranquilidade, o presente para o dia das mães, além das necessidades do dia a dia. Contudo, empresa reforça os cuidados para que os consumidores foquem na prevenção.
O varejo está em constante transformação e a necessidade de criarmos experiências diferenciadas e agregadoras para o cliente se tornou imprescindível.
Outra novidade, é que a Mega Loja é PET FRIENDLY. Os animais de estimação dos clientes são bem-vindos na loja.
Além dos produtos já tradicionais oferecidos pelo Koerich ao mercado, a Mega Loja traz uma ampliação de mix, com novos departamentos como utilitários, eletroportáteis, utensílios de cozinha, eletrônicos, automotivos, brinquedos e linha baby. O consumidor pode mobiliar a casa toda em um só lugar.
Qual a sua avaliação destes primeiros 8 meses de 2020?
S.K.: Um período marcado pelo TRABALHO e a grande dedicação da nossa equipe. Resiliência e o resgate das relações mais personalizadas e campanhas direcionadas para o fortalecimento das compras nos bairros. O futuro do varejo são as relações de proximidade e a antecipação das necessidades. O ommimochanel é importante, fortalece a nossa abrangência, mas conhecer esse novo cliente que nasce neste cenário, que busca produtos com valor agregado e identificação com os propósitos da empresa se fazem cada vez mais latentes. Voltamos nossos olhares para as raízes que nos aproximam ainda mais da nossa gente.
Ainda acho importante destacarmos que o Koerich transformou seus processos para seguir com rigor as orientações de segurança para prevenção do novo coronavírus com o objetivo de conter a disseminação da doença tanto entre seus colaboradores quanto o consumidor. Estamos frente a uma nova etiqueta de circulação pública. Temos que reforçar a mensagem da imprescindibilidade do uso de máscara, de mantermos distância segura entre as pessoas, de evitar contato físico e da importância de utilizar álcool gel antes e depois da compra.
O Koerich implementou protocolos de segurança em todas as lojas da empresa, que passou a seguir rigorosamente as orientações do Ministério da Saúde, distribuindo álcool gel nas entradas, demarcando o distanciamento de dois metros entre cada pessoa, exigindo a utilização de máscaras e restringindo a quantidade de pessoas dentro das lojas para não gerar aglomeração.
Além disso, a empresa adotou medidas extras para proteger seus colaboradores e clientes, como a higienização de todos os produtos manipulados na área de logística, a redução de produtos dentro dos caminhões e o uso de máscaras e luvas e álcool gel na hora da entrega da mercadoria, visando assim evitar a contaminação.
Neste cenário desafiador, as lojas de bairros tornaram-se grande aliadas. Com o isolamento social, os atendimentos nos bairros permitem que os clientes façam compras sem precisar fazer grandes deslocamentos. Assim, quem precisa adquirir algum produto pode acessá-lo de forma segura.
O sistema de retirada em loja, lançado no final de 2019, permite que o consumidor compre o produto pelo site e retire a mercadoria em loja, medida eficiente para diminuir o tempo fora de casa e o contato com pessoas e ambientes externos.
As medidas implementadas pelo Koerich para conter a disseminação do novo coronavírus não foram definidas apenas por uma questão de orientação do Ministério da Saúde, mas, sim, porque a EMPRESA, desde sempre, manifesta sua preocupação com a saúde e o bem-estar dos Catarinenses e de quem vive em Santa Catarina.
Além disso, penso ser salutar destacar as ações de relacionamento e apoio aos pequenos negócios catarinenses, abrindo nossos espaços e aliando marcas, além das ações com as comunidades, com a doação de mais de 50 toneladas de alimentos e a disponibilização do wi-fi nas lojas para que os alunos que não tenham acesso a está tecnologia para que possam assistir suas aulas em nossas lojas.
foto>Sérgio Koerich, diretor administrativo