Nas festividades alusivas ao vigésimo aniversário de credenciamento da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) pelo Ministério da Educação (MEC) será outorgada a Medalha Mérito Cultural ao ex-prefeito Milton Sander (foto) e ao jornalista Alfredo Lang. A solenidade está programada para iniciar às 19h30 da próxima terça-feira (dia 23), no auditório do bloco S do campus da Unoesc Chapecó e será presidida pelo reitor Aristides Cimadon e pelo vice-reitor do campus Ricardo Antônio De Marco.
Professores e colaboradores também serão homenageados pelo tempo de serviço prestado à instituição. Cada campus fará uma solenidade, neste mês, em seus respectivos auditórios para entregar uma placa comemorativa aos 170 homenageados.
Durante o evento, além das placas de 10, 15, 20 e 25 anos alusivas ao período de trabalho na instituição, sete personalidades que fizeram parte das conquistas da Unoesc receberão uma medalha conforme as categorias: Mérito Universitário, Mérito Cultural e Mérito Estudantil.
Em Chapecó, as duas personalidades foram eleitas em razão da relevante contribuição que deram ao desenvolvimento regional. O advogado Milton Sander, prefeito de Chapecó por duas administrações e fundador da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), destacou-se pelo arrojo nos investimentos em infra e superestrutura e pelo apoio ao processo de interiorização da educação superior.
Da mesma forma, o radiodifusor, advogado, empresário e ex-governador do Rotary Internacional Alfredo Lang foi distinguido pela defesa das causas de interesse público e pela cooperação às campanhas sociais.
O projeto de criação da Unoesc foi desenvolvido por uma comissão de professores liderada pelo atual reitor da universidade, Aristides Cimadon. Esse processo, acolhido pelo MEC em 1992, recebeu a aprovação em 14 de agosto de 1996.
As solenidades na Unoesc ocorrerão a partir das 19h30 em seus respectivos auditórios, neste mês de agosto, de acordo com a seguinte programação: São Miguel do Oeste dia 22, Chapecó dia 23, Xanxerê dia 24, Joaçaba dia 25 e Videira dia 26.