O pré-candidato a prefeito de Florianópolis pelo PT, Vanderlei Farias, o Lela, recebeu apoio do Partido Verde para a disputa na capital. Em encontro no último final de semana, o PV reforçou que Lela é a melhor opção para liderar uma frente democrática e popular na capital.
Além do apoio à disputa majoritária, o PV apresentou os seus nomes para a disputa de cadeiras na Câmara Municipal. Por estarem na mesma federação, PT, PV e PCdoB disputarão vagas na Câmara na mesma chapa. Devem disputar pelo partido o fisioterapeuta Jean Ramos e a empreendedora Cris Tizoco. Nas eleições de 2012, Jean concorreu pelo PT e ficou como primeiro suplente.
O PV também contribuirá com a formulação das propostas para a área ambiental no plano de governo que será apresentado à população. As mudanças climáticas e o desenvolvimento aliado à preservação ambiental da cidade devem estar na centralidade das propostas.
Recentemente o PCdoB também declarou seu apoio à candidatura de Lela. Nas últimas eleições, em 2022, o presidente Lula chegou a quase 50% dos votos na capital, um percentual bem acima da média no estado. O candidato a governador, Décio Lima, levou a esquerda pela primeira vez ao segundo turno e também teve votação expressiva em Florianópolis. Os partidos da Federação Brasil da Esperança mantém diálogos com outras agremiações para ampliar esta frente.