Blog do Prisco
Manchete

Licença ambiental para linha de transmissão de mais de R$ 1 bilhão

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) aprovou nesta semana a Licença Ambiental de Operação (LAO) para a Linha de Transmissão de 525 kV SE Biguaçu – SE Siderópolis 2, da Linha de Transmissão de 230 kV SE Siderópolis 2 – SE Forquilhinha e de parte da Subestação de Energia de 525/230 kV Siderópolis 2, de responsabilidade da empresa EDP Transmissão Aliança SC S.A.. A LAO autoriza o início de funcionamento do empreendimento que teve investimento de R$ 1,3 bilhão e gerou cerca de cinco mil empregos.

SE 525/230 kV Siderópolis 2: A subestação ocupa uma área de 18,5 ha e localiza-se no município de Siderópolis. A área é subdividida em dois platôs que contêm as estruturas de tensão 525 kV e 230 kV separadamente.

LT 525 kV Biguaçu – Siderópolis 2: Esse trecho da linha de transmissão, que liga a Subestação Biguaçu à Subestação Siderópolis 2, tem cerca de 150 km de extensão, atravessando 13 municípios: Biguaçu, Antônio Carlos, São Pedro de Alcântara, Águas Mornas, São Bonifácio, São Martinho, Rio Fortuna, Grão Pará, Braço do Norte, Orleans, São Ludgero, Urussanga e Siderópolis. A linha de transmissão conta com 317 torres estaiadas e autoportantes, com vãos médios entre torres variando de 337 a 447 metros, e operará em circuito simples.

LT 230 kV Siderópolis 2 – Forquilhinha: O trecho da linha de transmissão que liga a Subestação Siderópolis 2 à Subestação Forquilhinha tem aproximadamente 28 km de extensão e intercepta o território de 3 municípios: Siderópolis, Nova Veneza e Forquilhinha. Essa linha, que contém 70 torres, operará também em circuito simples, com tensão de 230kV.

De acordo com a empresa responsável pela obra, o principal objetivo é a ampliação do sistema elétrico da região sul do estado, melhorando a qualidade e a segurança do fornecimento de energia. “Com a implantação desse novo sistema elétrico, a população será beneficiada devido ao aumento da segurança energética, à melhoria do desempenho do sistema elétrico da região, ao aquecimento da economia local, com a maior geração de renda e emprego para a população”.

A construção teve início no segundo semestre de 2018 e a conclusão e energização de todas as Linhas de Transmissão devem ocorrer até dezembro de 2021.

Posts relacionados

Carlos Humberto (PL) denuncia crime ambiental em Balneário Camboriú

Redação

Estado inaugura Ponto de Atendimento do Detran em Biguaçu e qualifica acesso aos serviços para mais de 62 mil condutores

Redação

Prefeito de Blumenau anuncia mudanças no primeiro escalão

Redação