Destaques

Lideranças do agronegócio se unem para defender a saúde animal em SC

Nesta terça-feira (5), produtores rurais, lideranças e técnicos  estarão juntos em Chapecó para discutir as estratégias de melhoria e ampliação das ações de defesa agropecuária no estado. O Fórum Catarinense de Prevenção à Febre Aftosa acontecerá durante o 9º Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite, às 9h, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes. O evento contará com a presença da vice-governadora Daniela Reinehr e do secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Ricardo de Gouvêa.

O Fórum trará painéis sobre o Programa Nacional de Erradicação de Febre Aftosa (PNEFA), as ações estratégicas do estado na prevenção à doença e as novidades para defesa agropecuária de Santa Catarina. Os participantes poderão interagir com os palestrantes e contribuir com as discussões.

Febre Aftosa em Santa Catarina

O último foco de febre aftosa em Santa Catarina aconteceu em 1993, a partir de 2000 foi suspensa a vacinação contra a doença e proibida entrada de bovinos provenientes de outros estados, onde a vacinação é obrigatória. Em 2007, o estado recebeu a certificação da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como zona livre de febre aftosa sem vacinação.

O status sanitário diferenciado logo se transformou em uma vantagem competitiva e Santa Catarina se tornou o maior exportador de carne suína e o segundo maior exportador carne de frango do país, alcançando os mercados mais exigentes do mundo.

Sair da versão mobile