Lideranças do Partido dos Trabalhadores realizaram, na manhã de hoje (15), uma vistoria às obras do contorno viário da Grande Florianópolis. A agenda iniciou com reunião com o superintende de Investimentos da concessionária Arteris Litoral Sul, Marcelo Módulo, e prosseguiu com a visita à obra mais importante em andamento da região.
Entre as lideranças presentes estavam o líder da Bancada do PT na Assembleia Legislativa (Alesc), deputado Fabiano da Luz, o deputado Padre Pedro Baldissera, a vereadora Carla Ayres, o ex-superintendente do DNIT, João José dos Santos, a ex-ministra Ideli Salvatti e representantes da deputada Luciane Carminatti, do deputado Neodi Saretta, do deputado federal Pedro Uczai e presidentes municipais do PT.
Segundo o deputado Fabiano, esta obra foi concessionada ainda no governo Lula, em 2008, com um baixo preço de pedágio, na época chamado de “social” e terá alto impacto na região. “A partir desta vistoria, a proposta é desenvolver ações para cobrar um plano de mobilidade urbana e desenvolvimento econômico para a microrregião, envolvendo o governo do Estado e os municípios”, disse.
Ideli Salvatti destacou que a intenção é debater o sistema viário da microrregião que envolve BRs, concessionárias (do contorno e da BR-101), o governo do Estado com as SCs e os municípios com as suas principais vias. “A sequência deste trabalho é provocar uma discussão e a necessidade de que tudo tem que estar integrado e que as obras dialoguem entre si”, afirmou.
No âmbito da Alesc, foram protocolados pelos deputados Neodi Saretta e Luciane Carminatti requerimento à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) solicitando quais ações estão sendo tomadas para o reposicionamento do trecho que corta o bairro Aririú, em Palhoça, entre a localidade e o contorno viário; e um pedido de informação ao secretário de Estado de Infraestrutura questionando sobre a existência de projetos para a integração das rodovias federais, estaduais e estradas municipais à obra.
A vereadora Carla Ayres apresentou requerimento para a realização de uma audiência pública no âmbito da Comissão de Viação, Obras Públicas e Urbanismo da Câmara Municipal de Florianópolis de forma conjunta com a Comissão de Transportes, Desenvolvimento Urbano e na Comissão de Agricultura e Política Rural da Alesc a respeito da obra do contorno viário.
“O objetivo é buscar informações a respeito da execução do cronograma físico e financeiro da obra, os impactos nos municípios da Grande Florianópolis, além de buscar diálogo e informações sobre a gestão e as responsabilidades a serem compartilhadas após a entrega final”, afirmou a vereadora.
Quando finalizado, o contorno viário da Grande Florianópolis terá 50 km de extensão em pistas duplas, com quatro túneis, sete pontes, 1.163 áreas desapropriadas e investimento total de R$ 3,7 bilhões. Com quase uma década de atraso, o cronograma aponta o fim da obra para fevereiro de 2023, ou seja, 11 anos a mais que o plano inicial da concessionária Arteris Litoral Sul, que venceu a licitação em 2008 e anunciou o prazo final da obra para 2012. O reinício das obras teve início em 2020.