Destaques

Livro de pesquisador da Univali é finalista do prêmio Jabuti Acadêmico

Premiação é considerada o principal reconhecimento literário do Brasil

O livro Medicamentos de origem natural: uma abordagem multidisciplinar, de autoria do pesquisador e reitor da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Valdir Cechinel Filho, é finalista da primeira edição do prêmio Jabuti Acadêmico.

O Prêmio Jabuti, instituído em 1958 pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), é considerado o principal reconhecimento literário do Brasil.

Em sua primeira edição, o Jabuti Acadêmico é uma iniciativa que visa reconhecer e enaltecer o valor das produções acadêmicas, científicas e profissionais que impulsionam o avanço do conhecimento. O prêmio tem o apoio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Academia Brasileira de Ciências (ABC). O prêmio Jabuti Acadêmico é dividido nos eixos Ciência e Cultura e Prêmios Especiais, totalizando 29 categorias específicas.

A obra do professor Valdir Cechinel Filho é finalista na categoria Enfermagem, Farmácia, Saúde Coletiva e Serviço Social. O livro, selecionado entre quase dois mil títulos das principais editoras brasileiras, apresenta a biodiversidade como fonte de medicamentos inovadores e eficazes.

Ao longo de dez capítulos, mostra as diferentes etapas para a obtenção de medicamentos de origem natural, abordando desde a prospecção de princípios ativos até a disponibilização do produto final no mercado farmacêutico. A obra apresenta as perspectivas da área, indica aos pesquisadores os melhores caminhos em relação à produção científica, ética na pesquisa, cooperação e interação com empresas, bem como discute a biodiversidade, novos agentes terapêuticos, procedimentos para obtenção de princípios ativos, aspectos mercadológicos, legislação e conduta científica.

A publicação também reúne estudos clínicos para exemplificar as etapas desde a prospecção de novas substâncias até a comercialização dos medicamentos. O apêndice apresenta imagens de 30 plantas medicinais brasileiras promissoras sob o viés químico-medicinal. O livro, publicado pela editora Artmed do Grupo A, foi lançado em 2023, durante a 10ª Jornada Catarinense de Plantas Medicinais, realizada na Univali.

“É uma honra imensurável ser finalista deste respeitado e renomado prêmio. Como pesquisador sinto uma grande alegria em ver o prêmio Jabuti direcionando o olhar para a divulgação e a celebração da produção científica, técnica e profissional no Brasil. A premiação contribui diretamente para o fortalecimento da reputação internacional da produção acadêmica brasileira, além de estimular a colaboração e difundir o conhecimento científico para a sociedade. Estou muito feliz, honrado e grato também à editora Artmed pela oportunidade e confiança”, afirma o professor.

O resultado do prêmio será divulgado no dia 18 de julho e a cerimônia de entrega da premiação será realizada no dia 6 de agosto, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo.

fotos>Dales Hoecksfeld, Univali, divulgação

Posts relacionados

O novo mapa do poder global

Redação

Univali sedia reunião de apresentação do programa SC Mais Inovação

Redação

Lunelli vence Prêmio Líderes 2024 na categoria Liderança Empresarial do ano

Redação
Sair da versão mobile