Blog do Prisco
Sem categoria

LIVRO LEI JULIO GARCIA – 10 ANOS

Vinte dos 4o deputados passaram pelo evento. Demonstração de prestígio de Júlio Garcia, que hoje é conselheiro do TCE

A trajetória de seis décadas das Associações de Pais e Amigos do Excepcionais (APAEs) e as conquistas dos últimos dez anos estão registradas no livro Lei Julio Garcia – 10 Anos, A Nova Realidade das Apaes em Santa Catarina, que foi lançado na no dia 7 de dezembro, na Assembleia Legislativa. O lançamento reuniu autoridades, jornalistas e representantes da comunidade apaeana de várias cidades catarinenses, lembrando a intensa movimentação que marcou a tramitação da lei, em 2005.

lucia-helena-vieira-e-thaiana-oliveira

Os bastidores da proposta que mudou a realidade das Apaes está relatada junto com depoimentos de pais, alunos, dirigentes e voluntários na obra que procura conferir e medir os efeitos da Lei 13.633/2005, iniciativa até hoje inédita no país, que garante às associações de Santa Catarina apoio decisivo do Poder Público.

A lei foi proposta pelo então deputado estadual Julio Garcia, no período de 12 dias em que exerceu o cargo de Governador, em dezembro de 2015. Até então, as 185 Apaes de Santa Catarina existentes na época dependiam exclusivamente de doações e da colaboração de voluntários.

Com a lei, as Apaes catarinenses passaram a contar mensalmente com recursos correspondentes a 1% do Fundo Social, distribuídos proporcionalmente ao número de alunos de cada escola. Garantidos os recursos para o custeio, essas associações puderam melhorar sua infraestrutura, capacitar professores, adquirir equipamentos sofisticados e, em conseqüência, avançar muito e tornar-se referência nacional no atendimento à pessoa com deficiência.

O livro Lei Julio Garcia – 10 Anos, A Nova Realidade das Apaes em Santa Catarina traz um balanço dos avanços e conquistas obtidas pelos apaeanos na última década, sob a ótica do desenvolvimento humano, da qualidade de vida, da autonomia e da inclusão.

O livro tem apoio institucional da Associação Catarinense de Imprensa (ACI) e é resultado da parceria entre a agência de comunicação Casa da Imagem e a Dois por Quatro Editora, respectivamente dos jornalistas Lúcia Helena Vieira e Valmor Fritsche. Os textos, pesquisas e entrevistas são da também jornalista Tayana Cardoso de Oliveira e as fotos, de Daniel Conzi. A obra tem 140 páginas e uma edição de 10 mil exemplares.

Na foto de capa, Júlio Garcia no meio de 14 deputados estaduais.

Na foto interna, a equipe responsável pela produção da obra, coordenada pelas jornalistas Tayana Oliveira e Lúcio Helena Vieira (sentadas).