A Lunelli, indústria têxtil com sede em Guaramirim, referência no segmento de moda nacional, acaba de receber, pelo terceiro ano consecutivo, o selo Great Place to Work, edição 2023, que aponta as melhores empresas para trabalhar.
Além da nova certificação, a Lunelli também integra o seleto ranking GPTW, figurando entre as 20 maiores e melhores empresas para trabalhar em Santa Catarina, posicionando-se, desta forma, como uma referência no estado, quando se fala em valorização do público interno. O reconhecimento foi conferido à organização em 2022.
Na quarta-feira (29) uma ação de integração com os colaboradores foi realizada, com o intuito de celebrar o novo selo que, de acordo com os gestores da organização, é reflexo de uma cultura organizacional amplamente focada nas pessoas.
Para alcançar o resultado, a empresa apresentou bons indicadores nas dimensões avaliadas através de uma pesquisa, realizada com o próprio time. No reconhecimento, é abordado o clima organizacional, através de uma metodologia que leva em conta cinco dimensões: credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem. Neste ano, mais de 3,2 mil colaboradores responderam ao questionário, o que representa uma adesão em torno de 85%.
Cultura organizacional
A Lunelli é referência quando se fala em cultura organizacional e, entre as políticas de gestão de pessoas da empresa, destaca-se o Lunelli Prev, plano de previdência privada exclusivo. O benefício visa incentivar sonhos e contribuir com o futuro dos colaboradores, em que o valor arrecadado será resultado direto do acúmulo das contribuições e rentabilização das reservas ao longo do tempo. A empresa investe ainda em programas de capacitação e demais benefícios que fazem do negócio um ambiente propício para as pessoas se desenvolverem e vivenciarem seus propósitos.
O sentimento de orgulho, e pertencimento dos colaboradores, também está conectado às questões ambientais que estão muito presentes nas ações da Lunelli. A empresa adota uma série de medidas para tornar seus produtos mais sustentáveis e é certificada desde 2006 na norma NBR ISO 14001 que verifica o Sistema de Gestão Ambiental, com o objetivo de promover a redução e mitigação dos impactos ambientais do processo produtivo.
Ou seja, uma moda pautada em propósito e com base na economia circular, aliada às boas práticas de gestão, faz da indústria um modelo de responsabilidade social e ética. O conjunto de ações reflete no bem-estar dos colaboradores, e reverbera ainda nos hábitos dos consumidores que acabam optando por roupas mais sustentáveis e, escolhas ainda mais conscientes.
Sobre a Lunelli
Fundada em 1981 como comércio de toalhas Lunender, em Jaraguá do Sul, a Lunelli é, desde 2009, uma companhia têxtil que atua como indústria, varejo e franquia de moda, por meio de suas oito marcas: Lunelli (comercialização de malhas e tecidos), Lez a Lez (moda e cultura urban beach, presente em edições da São Paulo Fashion Week), Lunender (moda feminina), Alakazoo (moda infantil), Hangar 33 (moda masculina), Fico (surfwear), Graphene (moda fitness) e Vila-Flor (moda feminina de valor), que fazem parte das vidas de 20 mil clientes das lojas multimarcas parceiras, nos seus e-commerces e em 35 lojas entre franqueadas e próprias pelo país. A empresa conta atualmente com aproximadamente 5 mil colaboradores diretos e 2,5 mil indiretos, alocados em 14 unidades instaladas em Santa Catarina (Jaraguá do Sul, Guaramirim, Corupá, Luiz Alves, Massaranduba e Barra Velha), São Paulo (Avaré), Ceará (Maracanaú) e no Paraguai (Minga Guazú), que produzem juntas mais de 15 mil toneladas de malhas e 23 milhões de peças ao ano.