Destaques

Luto na Academia Catarinense de Letras

 

A Academia Catarinense de Letras emitiu nota de pesar pela morte do acadêmico João Nicolau de Carvalho. Ele morreu por causa de complicações impostas pelo coronavírus. Estava internado em Brusque por falta de leitos na Capital. A mulher dele segue internada no Hospital Baía Sul. É o quarto falecimento de titulares da ACL desde outubro.

Acadêmicos mortos:

  • CRonald – 27/10/2020
  • Édson Ubaldo – Fev 2021
  • João Paulo Silveira de Sousa – 11/3/2021
  • João Nicolau de Carvalho – 22/3/2021 ( COVID-19)

“Academia Catarinense de Letras

 

NOTA DE FALECIMENTO E PESAR

A Academia Catarinense de Letras comunica, com profundo pesar, o falecimento de seu ex-Presidente, o Acadêmico João Nicolau Carvalho, titular da cadeira número 9.  Professor, escritor e jornalista, tinha 78 anos, e deixa um grande legado à educação e à cultura de Santa Catarina.

Entre as inúmeras instituições educacionais e culturais de que participou, merecem destaque o exercício dos cargos de Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Presidente do Conselho Estadual de Educação, Diretor da Fundação Educacional de Santa Catarina e Secretário Adjunto da Educação.  Presidiu a Academia Catarinense de Letras em 1987 e 1988.

No exercício de importantes cargos prestigiou e promoveu o lançamento de novos editores e livros, incentivou a literatura e projetou a cultura catarinense.

Intelectual brilhante, escreveu várias obras, entre elas o “Rasga Morgalha”, livro de contos referência na literatura estadual.

A Academia Catarinense de Letras lamenta profundamente essa perda marcante que sofre, estende suas condolências à família enlutada e a todos os seus amigos.

Florianópolis, 22 de março de 2021

A DIRETORIA”

Currículo do Acadêmico

 

Sair da versão mobile