Notícias Últimas

Mais de 1.100 produtores rurais participam do Seminário ATeG Pecuária de Corte em Lages

Lages, na serra catarinense, sediou o Seminário Regional da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Pecuária de Corte, na última sexta-feira (11). O evento lotou o auditório do Centro Serra reunindo mais de 1.100 pessoas entre produtores rurais, lideranças, técnicos e especialistas do setor. A iniciativa foi do Sistema Faesc/Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC) e Sindicatos Rurais.

O objetivo foi promover a troca de informações e atualização técnica com palestras e apresentação de caso de sucesso. O evento contou com a presença do presidente do Sistema Faesc/Senar José Zeferino Pedrozo, do presidente do Sindicato Rural de Lages e vice-presidente regional da Faesc Marcio Pamplona, do vice-presidente de finanças da Faesc Antônio Marcos Pagani de Souza, do superintendente do Senar/SC Gilmar Antônio Zanluchi, da coordenadora estadual da ATeG Paula Coimbra Nunes, além dos presidentes dos Sindicatos Rurais de outras regiões catarinenses, entre outras lideranças.

De acordo com o presidente Pedrozo, o seminário proporcionou um ambiente de aprendizado e troca de conhecimento, contribuindo para a melhoria da produção e da gestão dos negócios. “A ATeG é um serviço criado pelo Senar Nacional que foi implementado em Santa Catarina em 2016 e está trazendo resultados impactantes na cadeia produtiva da bovinocultura de corte.  Esse encontro, com a participação de renomados participantes na área de gestão, manejo, melhoramento genético, e outros assuntos, consolida o trabalho realizado no dia a dia na propriedade. Queremos reconhecer e agradecer a participação expressiva dos produtores rurais”.

Pedrozo realçou, ainda, a satisfação pelos relatos positivos recebidos dos participantes. “Seguiremos prestando esse atendimento de qualidade com nossas equipes técnicas que são altamente preparadas para levar o que há de mais moderno em tecnologias para produção de gado de corte.  Agradecemos ao Sindicato Rural e a Associação Rural de Lages e, em seu nome, aos demais Sindicatos Rurais que participaram do evento”, concluiu.

CASO DE SUCESSO

Entre os destaques do evento esteve a apresentação dos produtores Railson Pucci e Ruciele Pucci, acompanhados supervisor técnico Célio Castello de Souza e a técnica de campo Sthefany Fagundes Palavro.

Com propriedade situada em Campo Belo do Sul, os dois irmãos relataram sua trajetória e destacaram como a ATeG contribuiu para a evolução da propriedade.  Eles ingressaram na ATeG em 2019 e, com a assistência das equipes técnicas, iniciaram um intenso trabalho com foco no planejamento de pastagens, Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), seleção e melhoramento genético de matrizes, bem como na gestão financeira da propriedade.

O melhoramento genético começou ainda em 2019 com 30 matrizes Angus e Ultrablack. Atualmente, a inseminação é feita com Aberdeen e Brangus e a estação de monta é de quatro meses. “Com mais de 100 matrizes em estação de monta, somente em 2023, a taxa de prenhez dos animais atingiu 96% e em 2024 chegou a 94,5%. Renovamos entre 15% e 20% do nosso plantel e implementamos genética própria e ultrassonografia de carcaça”, ressaltou Railson.

De acordo com os jovens, tudo isso se tornou realidade em razão da fé, força de vontade, união da família que não desistiu dos sonhos e por contarem com profissionais dedicados. “Somos gratos por tudo e principalmente à ATeG Senar”, concluiu Ruciele.

PALESTRAS

A programação incluiu apresentação do “Programa Novilho Precoce Catarinense” com Diego de Córdova Cucco e Flávia Klein (Cidasc), seguida pela abordagem do tema “Estrutura de rebanho e suas implicações produtivas e econômicas na pecuária de corte”, com o professor Júlio Barcelos (NESPro UFRGS). O evento também contou com palestra sobre “Gestão descomplicada: o caminho para o sucesso da pecuária”, com o palestrante Antonio Chaker Neto, além de abordagem do presidente do Núcleo Catarinense de Criadores de Angus Nelson Serpa e do gerente de fomento da Associação Brasileira de Angus Mateus Pivato sobre o desenvolvimento da raça.

Após o almoço, o público visitou a Expolages, onde o Sistema Faesc/Senar/Sindicatos contou com espaço para apresentar seus serviços.

ATEG PECUÁRIA DE CORTE

A ATeG Pecuária de Corte visa o aumento da produção, a evolução na produtividade e no nível de gestão, além do incremento da renda líquida das propriedades rurais. De 2016 a 2023 foram atendidas mais de 4.600 propriedades rurais no estado na cadeia produtiva da pecuária de corte.

Além do foco na gestão, a ATeG Bovinocultura de Corte contempla um programa de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF). O objetivo é fazer com que o produtor tenha um ganho genético com inseminação por meio de sêmen de animais melhorados. No total, já foram inseminados mais de 180 mil animais.

Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:

 

Posts relacionados

FAESC presente em ato do Governo de SC que concede incentivos para a geração de 26 mil empregos no Estado

Redação

2º Encontro de Colaboradores dos Sindicatos Rurais reforça o compromisso com o setor produtivo

Redação

Vídeo com o presidente da Faesc sobre os 10 anos da aliança láctea sul brasileira

Redação
Sair da versão mobile