Em 6 de outubro deste ano os eleitores irão escolher os 1.500 conselheiros tutelares do estado
Em 6 de outubro deste ano serão realizadas as eleições do Conselho Tutelar no Brasil todo. Em Santa Catarina, 5.086.319 eleitores estão aptos a votar no pleito e elegerem cerca de 1.500 conselheiros no estado, sendo ao menos cinco por cidade.
Os eleitores considerados aptos a votar são aqueles que estavam com a situação eleitoral regularizada até o dia 8 de julho deste ano, 90 dias antes das eleições.
Para realizar o pleito no estado, foi criado um Grupo Interinstitucional, do qual o TRE-SC faz parte, integrado também pelo Ministério Público de Santa Catarina, Federação Catarinense de Municípios, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação e Associação Catarinense de Conselheiros Tutelares.
O papel do Tribunal é o de operacionalizar as eleições com urnas eletrônicas e de lona, arquivos dos cadernos de votação para impressão, suporte operacional e logístico e treinamento de técnicos para atuação no dia da votação.
O apoio do TRE-SC para as eleições dos conselheiros tutelares em Santa Catarina visa garantir os direitos dos cidadãos, por meio de parcerias estratégicas com outras instituições e do aperfeiçoamento do atendimento aos eleitores.