Blog do Prisco
Coluna do dia

Mais prefeitos no PSL-SC

Além dos prefeitos de Bombinhas e Quilombo, Paulo Henrique Mueller (PTB) e Silvano Paris (MDB), o PSL catarinense deve abrigar em breve mais outro mandatário de uma cidade polo em Santa Catarina, além do chapecoense Luciano Buligon.

José Thomé, de Rio do Sul, está batendo em retirada do PSDB e acertou seu embarque nas hostes pesselistas.

Apesar da discrição com que o deputado federal Fábio Schiochet atua para também atrair novos deputados ao partido, esta movimentação é intensa nos bastidores.

Os dois que se elegeram pelo PDT em 2018, Paulinha da Silva e Rodrigo Minotto, estão no radar de Schiochet. Um dos principais requisitos, a proximidade com Moisés da Silva, eles preenchem.

Quem está cuspindo marimbondos com esta história toda é o deputado estadual Milton Hobus, presidente do PSD. O parlamentar foi prefeito de Rio do Sul por duas vezes e desempenhou papel decisivo na eleição de Thomé. O PSD indicou o vice, Paulo José Cunha, costura que passou e teve o aval de Hobus.

 

FRASE

 

Quem já não tem qualquer tipo de vida partidária no PSL catarinense são os três deputados federais (Daniel Freitas, Coronel Armando e Caroline De Toni) e os quatro estaduais alinhados a Jair Bolsonaro (Ana Campagnolo, Felipe Estevão, Sargento Lima e Jessé Lopes). Este quarteto, aliás, agora está unido na outra ponta, de oposição ao governador do estado. Não há mais qualquer ambiente mínimo de convivência entre este grupo bolsonarista e os aliados do governador dentro do PSL.

 

Sintonia

 

Pré-candidatos a prefeito de Florianópolis e São José pelo PL, o vereador Pedrão e o delegado Galeno se encontraram recentemente para discutir ações conjuntas.

Para Pedrão, esse alinhamento é fundamental para debater a região. “Não dá pra discutir Floripa sem envolver São José e vice e versa. Os desafios são semelhantes e as políticas públicas precisam dialogar”, lembrou Pedrão. Delegado Galeno tem a mesma opinião. Os dois são apostas do senador Jorginho Mello, presidente estadual do PL e que articula incansavelmente para viabilizar sua candidatura ao governo em 2022.

 

 

Moro na Alesc

 

A Comissão de Segurança Pública aprovou a realização de uma audiência pública com a participação do ministro Sergio Moro para debater os avanços e mudanças que o Brasil vem vivenciando no setor. Foi ontem de manhã. Ficou definido também que o evento vai acontecer na Assembleia Legislativa.

Autor do requerimento que propôs a audiência, o deputado Maurício Eskudlark (PL) informou que a comissão aguarda agora a confirmação de uma data por parte de Moro.

 

Campanha midiática

 

Reforma da Previdência. O Rádio e a TV defendem as mudanças. Esse é o mote da campanha em favor da reforma da previdência em Santa Catarina que a Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão – ACAERT promove a partir desta segunda-feira (17). “Estado e municípios têm a missão e prazo para promoverem mudanças nos seus sistemas previdenciários com base na reforma aprovada no Congresso Nacional”, explicou o presidente da ACAERT, Silvano Silva. “E os gestores e os parlamentares precisam de apoio para aprovarem as reformas necessárias”.