Diretor Geral do DNIT diz que 282 e 163 são pauta constante do órgão
Em um vídeo divulgado pelo deputado federal Celso Maldaner na tarde desta quarta-feira (7) o diretor geral do DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Valter Casimiro Silveira explica que a BR 282 – trecho de Chapecó a São Miguel do Oeste e entroncamento com a 158 e também da BR 163 – no extremo oeste catarinense são pautas constantes do órgão. Isso porque os dois projetos terminaram em processos judiciais o que causou transtornos, abandono e atraso nas obras de recuperação.
Maldaner foi ao órgão em busca de solução para a situação de calamidade em que se encontram os trechos citados. O parlamentar explica que devido ao encerramento de contrato com a empresa que realizava a manutenção e com as chuvas do mês de janeiro a situação ficou precária.
Para o diretor, os trâmites estão em andamento, conforme divulgado em novembro, após o processo da BR 282 que estava sob judice ser encerrado com três votos favoráveis, dando permissão para a empresa vencedora da licitação dar continuidade na finalização do projeto para posterior execução. Já a 163 foi incluída no programa “Avançar” que prevê a retomada de obras inacabas, além de ser incluída no orçamento de investimentos da bancada federal para 2018 com o valor de R$ 12 milhões.
Nesta semana, um trabalho paliativo está sendo feito nos trechos do extremo oeste. Os serviços de tapa buracos estão sendo feitos pela empresa que realiza a recuperação da BR 282 entre Chapecó e Ponte Serrada. O deputado espera a sensibilidade e a agilidade do órgão para iniciar logo as obras de recuperação total da BR 282 e 158, bem como a retomada das obras da 163.