Blog do Prisco
Notícias

Manejo da araucária avança na Alesc

Tramita na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de Santa Catarina – Alesc, o Projeto de Lei de autoria do Deputado Estadual, Milton Hobus (PSD – foto), que trata do manejo sustentável da araucária. As movimentações mais recentes foram respostas de diligências que apontam a  aprovação por órgãos ambientais do projeto apresentado.

O PL quer regulamentar o plantio, preservação, manejo sustentável do desenvolvimento da sivicultura. O Projeto tem como objetivo, garantir o plantio, semeadura de forma que garanta o desenvolvimento da espécie. Também tem como foco a preservação das araucárias. Isso porque o individuo será mantido vivo em suas características e com intuito inclusive, de manter viva a marca cultural histórico da árvore nas regiões do Estado, em que se destaca como Serra, Planaltos e Grande Oeste Catarinense.

Para Milton Hobus, a proposta tem como objetivo emergencial, uma iniciativa pública que proteja a espécie. “O manejo sustentável, quer garantir a perpetuação das araucárias, com uso racional e sustentável,” destacou.

Hobus, sabe que o Projeto é complexo e por isso, promoveu uma parceria entre órgão de proteção ao Meio Ambiente nas discussões que antecederam a elaboração do PL. A primeira reunião foi em outubro de 2017 e as propostas dos órgãos competentes levadas em consideração para que a ideia não fosse algo fantasioso, mas que de fato, beneficiasse as árvores consideradas nativas e que estão sob proteção.

Os dados levantados apresentam que há necessidade de se desenvolver ações públicas para evitar a extinção da araucária e com medidas legais, os donos de grandes áreas terão interesse em preservar e cultivar mais.  “Manejar a araucária, ressalta a importância histórica da espécie e favorece o desenvolvimento econômico, “ponderou.

 

Posts relacionados

Carlos Humberto (PL) denuncia crime ambiental em Balneário Camboriú

Redação

Comissão de Assuntos Municipais ouve demandas de associações de municípios da região serrana

Redação

Entidades se manifestam na sessão do Alesc Itinerante em Lages

Redação