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Manifesto para buscar alternativas para operação no Porto de Itajaí será enviado a Ministro

O documento em reunião com representantes de classe, sindicatos patronais e laboral, legislativo de Itajaí e executivo estadual. As entidades fazem uma série de considerações a respeito do processo atual, que continua travado e sem previsão de liberação para funcionar.

Foram destacadas: a falta de movimentação de navios de contêineres há 14 meses, os problemas de congestionamento enfrentados pelo Porto de Navegantes devido às obras ( pelo fato de ter interditado 50% da sua área de berço de atracação para reformas), e a ineficácia das medidas tomadas até o momento em relação ao processo licitatório, em todas as esferas, somando prejuízos econômicos imensuráveis.

“Já se passaram quase 3 meses da divulgação da empresa vencedora do processo licitatório e até o momento, não houve mudanças. Nós estamos implorando atenção à Itajaí. Estamos perdendo muito tempo com esses prazos que estão sendo concedidos”, comentou o vereador Beto Cunha, presidente da Comissão de Assuntos Portuários da Câmara de Itajaí.

O manifesto pontua 3 ações que podem ser adotadas para trazer novamente contêineres para os berços do Porto de Itajaí. A) – autorizar que outros operadores portuários possam utilizar equipamentos específicos para operar navios, nos berços 1 e 2, com contêineres vazios ou cheios no Porto de Itajaí, enquanto a arrendatária atual não inicia suas operações nos berços designados; b) – caso haja denúncia do contrato com a arrendatária atual, que toda a área do Porto seja considerada pública e aberta para operações portuárias de qualquer tipo de carga ou navio, por Operadores Portuários Pré-Qualificados; c) – em caso de encerramento do contrato provisório atual, cancelamento do processo licitatório, que seja disponibilizada a área do Porto como pública até a conclusão de um novo processo licitatório definitivo.

O secretário Robison Coelho, lembra que “ Santa Catarina e Itajaí já chegaram no limite em relação ao Porto. A situação econômica local é insustentável. É extremamente necessário buscarmos alternativas de movimentação”.

Estiveram presentes na reunião: Beto Cunha, vereador e presidente da comissão de portos da Câmara de Vereadores, Robison Coelho – secretário estadual de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Mario da Silva – presidente da CDL Itajaí, Paulo Fabeni – Sindaesc, Eclésio da Silva – ACII, Antônio Carlos Guimarães – SC Portos, Jefferson Espíndula – Intersindical Patronal de Itajaí, Ernando Junior – Intersindical Laboral e Rogério Marin – Sinditrade.

O manifesto conta ainda com o apoio das seguintes entidades: Sindilojas Itajaí, Fecomercio, Sindicato dos Despachantes Aduaneiros, Sindicato dos Agentes de Navegação e Comissária de despachos aduaneiros, Sindicatos laborais: Estivadores, Arrumadores, Conferentes, Consertadores de Cargas; Associação dos transportadores autônomos e Cooperativa de transportadores autônomos.

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