O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, defendeu, esta semana, a criação de iniciativas conjuntas entre
países da América Latina, África e Ásia para acelerar a redução do trabalho infantil. A defesa foi realizada durante
reunião com representantes dos três continentes na Conferência Internacional do Trabalho da OIT, que ocorre em Genebra, na Suíça.
instrumento de cooperação acordado por 25 países que inclui iniciativas no âmbito da Comunidade de Países de Língua Portuguesa.
Durante o encontro foram destacados os progressos reconhecidos nas iniciativas de proteção dos direitos trabalhistas. “Não podemos deixar de registrar que a maior parte dos trabalhadores que vivem em condição de pobreza reside em países de renda média, como o Brasil”, justificou Dias.
O ministro relatou ainda as ações em andamento no Brasil, com destaque para a campanha pelo Trabalho Decente na Copa do Mundo e nos Jogos Olímpicos, além da Cooperação Sul-Sul, que visa estimular a segurança e saúde laboral em países produtores de Algodão na África e América Latina, entre outras.
BRICS – O ministro Manoel Dias participou, nesta quinta, de almoço com ministros do setor de trabalho e emprego da Rússia, Índia, China e África do Sul (BRICS). Serão discutidas a situação dos trabalhadores no âmbito do bloco e as políticas laborais conjuntas para os países, que possuem 40% da população do planeta e 25% do PIB mundial.
Fotos: Min do Trabalho, divulgação