Coluna do dia

MARIANI ACLAMADO NO PMDB

Mariani aclamado no PMDB

Neste domingo, o deputado federal Mauro Mariani será aclamado presidente estadual do PMDB. Em 2013, apoiado pelo deputado estadual Carlos Chiodini, ele percorreu o Estado na tentativa de chegar ao comando. Perdeu por 87 votos para Eduardo Pinho Moreira, vice-governador e que contava com a esmagadora maioria das lideranças ao seu lado.

O surpreendente desempenho de Mariani – com mais de 42% dos votos numa campanha “franciscana” – o credenciou para 2015, quando não haverá disputa.

No início do ano, Moreira abriu espaço para Valdir Cobalchini, que botou o pé na estrada e fez um belo trabalho de reaglutinação e fortalecimento. Tudo caminhava para que o próprio Cobalchini, respaldado por Moreira e seu grupo, disputasse o pleito novamente contra Mauro Mariani. A morte repentina de Luiz Henrique da Silveira, em maio deste ano, mudou o curso da história. Movidos pelo instinto de sobrevivência, os cardeais do Manda Brasa contrariaram os prognósticos e chegaram ao entendimento, em um novo momento de unidade. A necessidade de o partido ter bom desempenho nas disputas que se avizinhavam, e que não serão fáceis, em 2016 e 2018, ficou acima das rusgas e diferenças internas.

 

 

 

 

Batismo de sangue

A prova de fogo para a presidência de Mauro Mariani serão as eleições municipais de 2016. Não é de hoje que existe a preocupação, nas fileiras do PMDB, de que o partido perca espaço, principalmente nos pequenos e médios municípios. Valdir Cobalchini, dizem os peemedebistas, vai trabalhar ao lado do novo presidente. A conferir!

 

 

 

 

Nome

A partir de lideranças do PSD, espalha-se a versão de que Eduardo Moreira deve voltar ao posto número 1 do PMDB em 2017 e, assumindo o governo em 2018, seria o candidato à reeleição. As apostas para a concretização deste raciocínio recaem no encolhimento do PMDB no ano que vem, mas é uma projeção com pouca base na realidade.

 

 

 

 

Nas urnas

Eduardo Pinho Moreira, dono de indiscutível liderança no partido, tem dificuldade com o desempenho nas urnas. Eternizou-se como vice-governador e não consegue sequer emplacar seus candidatos na base eleitoral de Criciúma. Já Mariani vem melhorando seu desempenho eleitoral seguidamente. É nome forte, com densidade interna e externa, para 2018. Indiscutivelmente, o projeto de poder do PMDB em SC hoje responde pelo nome de Mauro Mariani.

 

 

 

 

Ministro em SC

O Ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, estará hoje em Florianópolis, para participar da conferência Judicialização e limites democráticos do Supremo Tribunal Federal. “Nosso objetivo é discutir até que ponto o STF pode interferir nas decisões relacionadas a questões políticas, nas atividades dos poderes constituídos e na concretização de políticas públicas”, diz José Sérgio da Silva Cristóvam, Conselheiro Estadual e membro da Comissão de Direito Constitucional da OAB-SC.

 

 

 

 

Puxaram o freio

A Assembleia Legislativaa aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei que proíbe a realização de puxadas de cavalo no Estado. O Projeto é de autoria da deputada Ana Paula Lima e segue agora para o governador Raimundo Colombo. Ele tem 30 dias para sancionar ou vetar, a partir do recebimento em gabinete.

 

Sair da versão mobile