Maior evento de cidades inteligentes do mundo, a Smart City Expo, em Curitiba, atraiu agentes públicos em busca de soluções para os municípios como o deputado federal Mauro Mariani, pré-candidato ao governo do Estado. O evento apresentou tecnologias que estão revolucionando a gestão pública e irão movimentar, só no mercado brasileiro, R$ 100 bilhões.
Entre as tecnologias exibidas no congresso chamou a atenção a iluminação pública movida à energia solar, os carros elétricos e a realidade virtual aplicada na gestão pública. Uma solução que pode ser usada na simulação de uma obra para evitar desperdícios e, principalmente, na educação.
O sistema, que funciona com tecnologia 360 graus, permite que o aluno, por exemplo, faça uma aula de anatomia conhecendo o corpo humano por dentro. Ou ainda ser transportado para dentro da 2ª Guerra Mundial para aprender história. “A escola precisa se reinventar para atrair o aluno. Essa tecnologia permite uma interação digital que simula um vídeo game. E qual aluno não quer aprender brincando? Isso é a nova escola. Precisamos ter coragem para pensar além do quadro negro”, destacou Mariani.
Para Mariani, todo gestor público moderno tem a responsabilidade de buscar saídas inovadoras para as cidades. “Santa Catarina tem desafios importantes na segurança, na saúde e na mobilidade urbana. É impossível enfrentar esses problemas sem inovação. Todo gestor precisa estar atento e alinhado a essa pauta”, frisou o deputado.
A Smart City Expo Curitiba 2018 reuniu também palestrantes internacionais e brasileiros. Os debates ficaram concentrados em temas como Governança, Inovação Digital e Cidades Sustentáveis do Futuro.
FOTOS MARCELO TOLENTINO