Notícias

Mariani trabalha pela construção do Espaço Cultural do Contestado, no Planalto Norte

Um dos poucos do tipo no Brasil, o Museu da Terra e da Vida e o Centro de Paleontologia, na Universidade do Contestado, e em Mafra, no Planalto Norte, necessitam de mais estrutura para disponibilizar seus acervos à população. Para ajudar a realizar o sonho da construção do futuro Espaço Cultural do Contestado, o deputado federal Mauro Mariani comprometeu-se em buscar recursos federais ou uma parceria com a iniciativa privada

Nessa segunda-feira, dia 24, ele, o secretário da Agência de Desenvolvimento Regional, Abel Schroeder, e o diretor do Departamento Nacional de Produção Mineral, Victor Hugo Froner Bicca, visitaram as instalações da UnC. “Vamos trabalhar para viabilizar este espaço. A UnC possui um acervo fantástico que merece ser compartilhado com mais gente. A valorização e a preservação de nossa memória é fundamental para entender o passado e projetar o futuro”, destacou Mariani, que é um apaixonado pelo tema Contestado.

Deputado se diz um entusiasta da história do Contestado

Bicca também se colocou à disposição do projeto. “Podemos ajudar a prospectar interessados, afinal, é um projeto belíssimo”, frisou ele, que é geólogo.

O coordenador do Centro de Paleontologia, Luiz Carlos Weinschutz, se disse animado com a possibilidade de criar o espaço.. “É ótimo receber pessoas que acreditam nesta iniciativa. Vamos trabalhar para viabilizar esta estrutura, pois temos um grande potencial, um rico acervo que deve ser oferecido para um grande número de pessoas”, ressaltou  Weinschutz.

O Espaço Cultural Contestado teria ainda um auditório para eventos, cinema e teatro.

Museu da Terra e da Vida

O Museu da Terra e da Vida é um museu de história natural, um dos poucos presentes no território Nacional. Sua exposição mostra a história do planeta Terra e do universo, desde sua formação até os dias atuais, com fósseis, minerais, rochas, artefatos arqueológicos e representantes de animais atuais.
Composto pelas salas temáticas: Sala do Universo; Sala da Terra; Sala da Vida Antiga; Sala dos Grandes Répteis, Ala Victor Dequech: Sala Os Últimos Grandes Répteis e Sala da Vida Atual, conta com mais de 60 expositores onde se pode observar fósseis, estruturas geológicas, minerais, dinossauros, pterossauros, animais atuais taxidermizados dentre outros atrativos.

O CENPÁLEO

É um centro de pesquisas em paleontologia da região Norte de Santa Catarina e tem por objetivo salvaguardar o patrimônio paleontológico e Arqueológico de forma geral, promover a pesquisa e a divulgação do conhecimento científico Paleoarqueológico, enfatizando o material proveniente do planalto Norte Catarinense. O centro promove também atendimentos de visita no museu natural e saídas a campo, visando integrar a sociedade com o meio científico-acadêmico. 

fotos Nery Júnior

Posts relacionados

Solenidade para comemorar os 133 anos do TJSC terá inaugurações, lançamentos e homenagens 

Redação

A polarização da política mundial e suas consequências econômicas e sociais, com José María Aznar

Redação

Ricardo Guidi se dirige aos criciumenses através de nota oficial sobre a operação do Gaeco em Criciúma

Redação
Sair da versão mobile