Candidato de oposição em São José, Mário Marcondes expôs seu plano de gestão para transformar a cidade na manhã desta segunda-feira na sede da Aemflo/CDL. A diretoria da entidade compareceu em peso para ouvir e também questionar o candidato. Foram duas horas de debate, onde praticamente todas as questões fundamentais para a cidade foram discutidas.
O candidato falou muito sobre gestão. A prefeitura, hoje, não se comunica e também não atende de forma adequada os empresários, os que já existem na cidade e os que querem vir para São José, que está no Centro da Região Metropolitana.
Mário Marcondes respondeu sobre a questão, polêmica, da Zona Azul, e afirmou que é preciso implantar o sistema na cidade, mas de forma estudada e técnica. Não da forma como queriam fazer. Os comerciantes de rua defendem que a Zona Azul seja implantada, para que haja o rodízio nas vagas de estacionamento hoje existentes.
A questão das vagas nas creches também entrou no debate. Marcondes reiterou que vai criar o programa Fila Única, para acabar com o jeitinho, o cumpadrio. O candidato também assumiu o compromisso de trazer a iniciativa privada e revitalizar as parcerias com as entidades filantrópicas para resolver o problema.
PERDAS ECONÔMICAS
Durante suas manifestações, os diretores da Aemflo demonstraram estar muito preocupados com o fato de São José estar perdendo empresas e não atraindo novas. Em linhas gerais, o sentimento empresarial é que o município perdeu o timing para se desenvolver. Esse é um dos principais desafios da administração pública que assumir em janeiro de 2017.
Mário Marcondes explicou que o eixo central de sua administração será gestão e transparência. Sabendo economizar e aplicar os recursos existentes, o poder público vai inverter a curva e a cidade voltará a crescer.
“Temos que cortar na própria carne,” projetou o candidato.
EDUCAÇÃO
A questão da Universidade de São José, que é pública, também entrou na pauta do debate. Mário Marcondes assegurou que, se for prefeito, vai tornar a instituição autossuficiente.
DESENVOLVIMENTO
O candidato também garantiu que vai implantar a Praça do Empreendedor, um espaço onde os empresários poderão abrir empresas resolvendo as questões burocráticas no mesmo local e com muita agilidade, a exemplo do que já acontece em Blumenau. Trata-se de uma reivindicação antiga do setor empresarial.
Mário Marcondes também insistiu na necessidade de nomear um secretariado técnico e que esse será o perfil de sua gestão.