Notícias Últimas

Mário Medaglia será homenageado no Encontro da Imprensa Catarinense

 

         Há 50 anos narrando o esporte catarinense, o jornalista Mário Medaglia será homenageado no 13O ENCONTRO DA IMPRENSA CATARINENSE, considerado o maior evento da comunicação barriga-verde, programado para o dia 6 de agosto, sábado, na sede Social da CDL, em Chapecó. A comunicação foi feita hoje pela presidente da Associação Catarinense de Imprensa (ACI)/Casa do Jornalista Déborah Almada e pelo coordenador do evento e 1º vice-presidente Marcos A. Bedin.

O Encontro fará parte da programação dos 90 anos de fundação da ACI e consistirá de solenidade com homenagens, palestra e almoço de confraternização reunindo cerca de 500 profissionais de comunicação de todo Estado. A iniciativa é da agência de comunicação empresarial MB Comunicação e da Associação Catarinense de Imprensa (ACI).

Profissionais de todas as áreas da comunicação participarão do encontro – jornalistas, radialistas, publicitários, relações públicas, mídias, docentes, influenciadores digitais, empresários e proprietários de meios de comunicação – representando o caráter multiprofissional da ACI.

fotos>divulgação

Na ocasião serão homenageados os profissionais com 50 anos de atividade na área de comunicação. Os candidatos a esse reconhecimento devem ser indicados até 30 de maio próximo.

O evento envolve todo o trade comunicacional e tem o apoio das entidades de representação da comunicação catarinense: Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT), Associação dos Jornais do Interior do Estado de SC (ADJORI), Associação de Diários do Interior de SC (ADI), Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas do Estado de Santa Catarina (SINDEJOR), Sindicato das Agências de Propaganda (SINAPRO), Sindicato dos Jornalistas Profissionais de SC (SJSC) e Associação dos Cronistas Esportivos de SC (ACESC).

            50 ANOS DE ESPORTE

Mário Medaglia é jornalista formado em 1971 pela Famecos (Faculdade dos Meios de Comunicação) da PUC/RS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul). Foi repórter da Editoria de Esportes do jornal ZERO HORA, em Porto Alegre. Tem intensa atuação profissional em território barriga-verde desde a década de 1970. Foi um dos fundadores do Jornal de Santa Catarina, na cidade de Blumenau, no segundo semestre de 1971. Repórter e editor de Esportes no Jornal O Estado, em Florianópolis, de 1972 a 1984, voltando a trabalhar no jornal na década de 90. Trabalhou como repórter na sucursal da Cia Jornalística Caldas Júnior, em Florianópolis (jornais Correio do Povo, Folha da Tarde, Folha da Manhã e Rádio Guaíba), de 1974 a 1980.

Em seus 50 anos de profissão também foi comentarista esportivo da Rádio/TV Cultura de Florianópolis, em 1980; chefe de Redação na RBS TV, em Brasília, em 1986; editor no Diário Catarinense, em Florianópolis, em 1990; correspondente da Revista Placar em Santa Catarina, responsável pela publicação de destacadas matérias, divulgando o esporte catarinense para todo o Brasil; comentarista esportivo na Rádio CBN, em Florianópolis, em 1987/1988.

Em 2000 ingressou como gerente de Comunicação da Fesporte (Fundação Estadual de Esportes), onde permaneceu até de 2007. Outras atividades: colunista do jornal A Notícia, de Joinville, em 2004; comentarista esportivo da TV Cultura, em Florianópolis, em 2005 e 2006; colunista de esporte do Diário do Litoral/Itajaí, de 2007 a 2009; repórter e coordenador de equipes do Jornal de Santa Catarina, jornal O Estado e da Fesporte nos Jogos Abertos de Santa Catarina, em 34 edições (das 55 já realizadas), além de participações como free-lancer.

Respondeu pela assessoria de Imprensa dos seguintes órgãos: FCDU (Federação Catarinense do Desporto Universitário), Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, Tribunal de Justiça de Santa Catarina e Banco Nacional de Crédito Cooperativo (Gerente de Comunicação, em Brasília).

Outras atividades: membro do Conselho Estadual de Esportes, como representante da Acesc (Associação dos Cronistas Esportivos de Santa Catarina), de 2012 a 2015 colunista esportivo do jornal Notícias do Dia (Florianópolis), em 2014 e 2017; colaborador do programa “Papo de Redação” da Rádio Guarujá (Florianópolis), de 2014 a 2016. Criador e autor do Blog “BATENDO FORTE”.  Co-autor do livro “O ESTADO – 100 Capas”, lançado em 2015, com coletânea das capas com maior destaque na história centenária do jornal. Cronista do livro “Loucos e Memoráveis Anos – O Centenário do Jornal O ESTADO”, lançado em 2015, com coletânea de textos dos mais destacados jornalistas catarinenses.

Mário Medaglia foi agraciado pela Medalha de Mérito Virgílio Várzea concedida, em 2016, pela Câmara Municipal de Florianópolis e Destaque Esportivo concedido pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina em 2017.

Posts relacionados

Panvel tem mais de 130 vagas de trabalho abertas em SC

Redação

Os sete do Sul e do Sudeste

Redação

Santa Catarina se prepara para receber líderes dos Estados do Sul e Sudeste na reunião do COSUD

Redação
Sair da versão mobile