Blog do Prisco
Destaques

Marques protocola projetos para isentar de impostos os atingidos pelas enchentes em Santa Catarina

Nesta quarta-feira (06), o deputado Gilson Marques (NOVO-SC) protocolou dois projetos com intuito de auxiliar as pessoas físicas e jurídicas que foram vítimas das cheias em Santa Catarina.

O PDL 486/2023 visa o reconhecimento, em nível federal, do estado de calamidade pública em decorrência dos eventos climáticos que acometeram o estado, com efeitos até 31 de dezembro de 2024.

“A declaração de calamidade pública é fundamental para viabilizar medidas emergenciais como a aquisição de bens e serviços essenciais, a contratação de profissionais especializados, a realização de obras prioritárias, as isenções fiscais, a remissão de créditos tributários e a flexibilização de obrigações financeiras”, afirma o parlamentar na justificativa do projeto.

Já o PL 5886/2023 busca isentar impostos ao permitir a concessão condicionada de remissão e isenção de créditos tributários para os contribuintes pessoas físicas e jurídicas das cidades atingidas pelas cheias. No caso das pessoas físicas, o projeto também autoriza o saque do FGTS.

“Essas medidas, apesar de paliativas, são essenciais para auxiliar os afetados a reconstruir suas vidas e negócios após desastres naturais. A proposta busca proporcionar justiça fiscal e apoio crucial às áreas impactadas, promovendo sua rápida recuperação. Esperamos que o Congresso apoie essa medida crucial para o benefício das famílias e da economia local”, ressaltou Gilson Marques.

Os projetos seguem para análise das comissões da Câmara.

Posts relacionados

EUA: tarifa menor ao Brasil pode ampliar exportação de SC, avalia FIESC

Redação

Governo de SC busca apoio em Brasília para que dinheiro investido em estradas federais seja descontado da dívida com a União

Redação

CGE investiga 17 empresas após suspeita de fraudes apontada pela Secretaria de Administração

Redação