Segue a nota distribuída pela assessoria do MDB depois da longa reunião do comando partidário nesta segunda-feira em Florianópolis.
“Reunido na tarde desta segunda-feira (7) em Florianópolis, o MDB discutiu o planejamento para as eleições de 2022. Participaram da reunião o presidente, Celso Maldaner, o pré-candidato do partido ao Governo do Estado, Antídio Lunelli, membros da Executiva Estadual, deputados federais e estaduais e a Comissão Eleitoral que definiu as regras para as prévias de fevereiro. Entre os temas, estava a escolha dos nomes que vão compor a nominata de candidatos as vagas de deputados estaduais e federais.
Os membros presentes acataram uma sugestão do ex-senador Neuto de Conto, para que o partido lançasse um candidato a deputado estadual a cada 125 mil eleitores. No total, seriam 41 candidatos. Destes 28 homens e 13 mulheres. Para a disputa a Câmara dos Deputados, a sigla pretende lançar 1 candidato a cada 300 mil eleitores.
Dessa forma, o partido lançaria 11 homens e 6 mulheres. Os nomes representariam todas as regiões do estado, respeitando a realidade eleitoral de cada uma delas. Durante a reunião a bancada estadual sugeriu que seja realizada uma pesquisa, analisando os cenários para as eleições de outubro. O pedido também foi acatado.
A partir do dia 14 de março, e nas próximas segundas-feiras, o presidente Celso Maldaner e Antídio Lunelli, iniciam uma série de encontros com lideranças de outros partidos para discutir oficialmente as alianças para as composições partidárias. As reuniões serão agendaras previamente com os presidentes estaduais das maiores siglas do Estado.”
AVALIAÇÃO DE CONTEXTO
O ainda senador Dário Berger não compareceu à importante reunião. Sinalização clara de que realmente está pulando fora do Manda Brasa. O destino é o PSB.
O clima entre os líderes foi relativamente tranquilo embora tenha sido uma agenda cansativa. Durou quase quatro horas, tempo em que todos os aspectos, todas as variáveis foram analisadas.
Os deputados estaduais ficaram passivos durante a agenda. Ainda estão impactados com as notícias que indicam o acerto de Moisés da Silva para filiar-se ao Republicanos.
A candidatura de Antídio Lunelli está de pé, conforme explicitado na nota distribuída pelo MDB. E ganha fôlego, evidentemente.
Efetivamente o movimento do governador não agradou a bancada estadual. Murchou a empolgação dos parlamentares em relação a apoiar a reeleição do atual mandatário estadual.”