Blog do Prisco
Manchete

MDB em alerta

A dupla Antídio Lunelli, ainda prefeito de Jaraguá do Sul e pré-candidato do MDB ao governo, e o deputado federal Celso Maldaner, presidente estadual da legenda, tem interagido politicamente todas as semanas.

Quando ficou definida a aclamação de Lunelli nas prévias que não ocorreram, ficou acordado que os dois iriam articular toda segunda-feira com vistas a tirar o partido do isolamento.

Já houve conversas com o pequenino PSL, com o PSDB e o PSD, na figura do deputado Milton Hobus, que pilota os pessedistas em Santa Catarina.

O MDB precisa se mexer. Essa situação de divisão interna acirrada a partir das tentativas de filiar Moisés da Silva, o que não se concretizou, ou será superada ou levará a legenda para novo desastre eleitoral. O governador decidiu optar pelo Republicanos, o que foi uma ducha de água gelada na bancada estadual do Manda Brasa, que bancava a chegada do chefe do Executivo.

 

Tchau, querido

Dário Berger bateu em retirada do MDB, embora nunca tivesse sido levado a sério pelos emedebistas. Ele não é nunca foi e nunca será homem de partido.

 

Só saliva

O que se vê, apesar disso tudo, é um esvaziamento nas fileiras do Manda Brasa. Até agora, não houve nada concreto em termos de alianças para o pleito deste ano.

 

Não renuncia

Os reflexos já estão aí. Prefeito de Gasapar, Kleber Wan-Dall, tem feito uma administração existosa, repleta de obras, é um nome em ascensão. Estava mapeado como uma das novas apostas do MDB para concorrer a deputado estadual.

 

Freio de arrumação

Ele, contudo, anunciou que não estará na disputa. Não vai renunciar pois não se sentiu seguro para deixar a prefeitura e embarcar numa candidatura no escuro, considerando-se o isolamento do MDB.

 

Encolhimento

Na toada atual, o partido tende a encolher de nove para cinco ou seis cadeiras na Alesc, o que dificultaria e muito a vida de Wan-Dall, considerando-se outras candidaturas de peso e de nomes já consolidados na legenda.

 

Alerta ligado

A desistência de Kleber Wan-Dall é um péssimo sinal para o partido.

Eduardo Pinho Moreira, que não tem votos há décadas, também refluiu. Vai ficar confortavelmente instalado no BRDE. Traduzindo, significa que Moreira novamente deu uma bela ignorada no partido. Oportunismo puro. Só vai na boa, considerando única e exclusivamente seus projetos pessoais.