As duas únicas cidades catarinenses classificadas entre as dez primeiras colocadas no Índice de Governança Municipal (IGM) são administradas pelo MDB. Jaraguá do Sul, na sétima posição no ranking, reelegeu o prefeito Antídio Lunelli (foto) com mais de 70% dos votos válidos. Brusque, atualmente comandada por Ari Vequi, está em décimo lugar. Ambas fazem parte do grupo 8 do ranking elaborado pelo Conselho Federal de Administração (CFA), que abrange os municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes e PIB per capita superior a R$ 26,8 mil.
— É uma notícia para ser comemorada por todos nós. Como eu sempre digo, trabalho com foco e seriedade dá resultado. O ano passado foi difícil, mas conseguimos superar diversos obstáculos e estamos prontos para fazer ainda mais — disse Lunelli.
O levantamento analisou dados públicos sobre finanças, gestão e desempenho relativos a 2020, quando o prefeito de Jaraguá do Sul encerrou seu primeiro mandato e Vequi era o vice-prefeito de Brusque. De zero a 10, a nota do município governado por Lunelli foi de 7,75 e o brusquense ficou em 7,61. A lista é liderada por Indaiatuba (SP), com 8,11, e conta ainda com outras seis cidades paulistas e a capital paranaense, Curitiba.
Se considerado somente o critério desempenho, Jaraguá do Sul pula para o terceiro posto, com 8,46 – nesse quesito, a ponta é de Jundiaí (SP), com 8,88. Já Brusque teve sua melhor performance em finanças, com 7,81, atrás de apenas duas cidades. O IGM-CFA foi criado em 2016 para auxiliar gestores públicos a entender, por meio de dados consolidados, quais seriam as possíveis oportunidades de melhorias em seu município.