Notícias Últimas

Meirelles defendeu privatização e reformas

Ex-ministro da Fazenda dividiu com grupo de empresários dados econômicos dos dois anos em que esteve à frente da Pasta

Henrique Meirelles, reconhecido internacionalmente pela atuação no setor financeiro brasileiro e internacional, foi o convidado da edição desta terça-feira (24) do almoço-debate do LIDE Santa Catarina. No evento, que ocorreu na Fiesc, o ex-ministro da Fazenda apresentou números do que qualificou como “a saída do recesso mais longo da história”.

Ao defender a redução do papel do estado na economia e reformas microeconômicas, Meirelles afirmou que o país seria capaz de se recuperar da instabilidade dos últimos anos, com aumento de produtividade e criação de ambientes favoráveis aos negócios. Este ciclo, que seria mais durável e menos volátil, proporcionaria um crescimento sustentável. “Estamos agora enfrentando os problemas que estão na raiz. É uma mudança fundamental do país e temos que estar juntos”, declarou.

Mauro Mariani, Eduardo Moreira, Wilfredo Gomes e Henrique Meirelles – foto>José Semensi, divulgação

Durante a conversa com empresários, o ex-ministro defendeu a desburocratização, implantação do cadastro positivo, além das reformas trabalhistas e previdenciárias. Como exemplo para as mudanças na relação de trabalho, usou a experiência da Alemanha que realizou uma flexibilização semelhante e percebeu redução do desemprego. No Brasil, de acordo com Meirelles, essa reforma poderia gerar cerca de seis milhões de postos. Outro reflexo dessas reformas seria nos indicadores. “A inflação está de fato controlada. Cremos que continuará assim, com a taxa de juros controlada”, afirmou.

Além do crescimento do número de empregos, o executivo argumentou que o crescimento do consumo de bens duráveis, do consumo das famílias, bem como os registros positivos de indústria são uma reação consistente da saída do país da crise. Meirelles, que recentemente confirmou filiação ao MDB não descarta participar da corrida presencial.

Para Wilfredo Gomes, presidente do LIDE Santa Catarina, a participação do ex-ministro no almoço-debate apenas reforça a relevância do Estado e a força do grupo empresaria. “Eventos como esse demonstram claramente a vocação do LIDE SC. Estamos tendo o privilégio de saber dos caminhos econômicos que o Brasil percorreu nos últimos anos e o que esperar do futuro. Isso diz respeito a todos nós”.

O governador Eduardo Pinho Moreira também participou do encontro. “Meirelles tem uma trajetória importante na história recente do Brasil. Nunca se omitiu frente à crise e comandando a economia promoveu uma reação extremamente corajosa”, destacou.

Os eventos promovidos pelo LIDE Santa Catarina são exclusivos para filiados e convidados e tem como objetivo promover intercâmbio de ideias, networking e fortalecimento do cenário empresarial do Estado.

Sobre o LIDE Santa Catarina

Atuando em Santa Catarina desde janeiro de 2013, o LIDE tem mais 75 filiados no Estado, entre elas, 9mm, Angeloni, Báscara Investimentos Imobiliários, Beto Carrero Word, Bornhausen & Zimmer Advogados, Brognoli Negócios Imobiliários, Calcard Administradora de Cartões, Copobras, Cremer S/A, Diário Catarinense, Dot Digital Group, ENGIE, Faial Prime Suites, Fiesc, Flex Contact Center, Fontes Promotora De Crédito, Gasparino Farbo Lebarbenchon Roman Sachet e Marchiori Sociedade de Advogados, Grupo Habitasul, Grupo RIC SC, Guga Kuerten Participações, Hotel Majestic Palace, Intelbras, Lamy & Faraco Lamy – Advogados, Menezes Niebuhr Advogados Associados, Metasul, Minister Vigilância, Multilog, Neoway, Neuron Consultoria, Onewg, Ponta dos Ganchos Resort, Portobello, RH Consultoria Empresarial e Tributária, Gestão e Participações LTDA, Sebrae/SC, Sicob, Softplan, SPR Investimentos e Participações, Taroii Investments, Taschibra, Têxtil RenauxView S/A, TGB – Terminal Graneleiro da Babitonga, Villaggio Grando Boutique Winery.

Ao LIDE Mulher Santa Catarina estão associadas Água Mineral Santa Rita, Bioart Blocolit, Blocolit, Clear Inovação, Damyller, Jô Cintra Tailor Made Tours, JPS Negócios, Kit Labor, Khronos, Lica Paludo Produções, L’Occitane, Lumis Construtora, Mariana Pelegrini, MC Werner, Ponta Dos Ganchos Resort, RDO Empreendimentos Imobiliários, Roda Software de Governança Corporativa.

Ao LIDE Futuro estão associados Adriano Lima, Antonio Carlos Guimarães Neto, Bruno Correa De Souza, Carlos Eduardo Silveira, Fillipe Silveira dos Santos, Gabriel Damiani, João Matoso, Jonathan Roudbourne, Lucas Schweitzer, Lucas Souza, Marcos Garofallis Silva, Paulo Roberto Silveira Borba, Pedro de Paula, Radamés Martini.

 

FOTO: José Somensi

 

Posts relacionados

Presidente avalia Alesc Itinerante na Serra: foco em propostas de interesse da região

Redação

João Cobalchini assume a prefeitura da Capital pela segunda vez

Redação

Presidente do TJSC faz visita institucional ao TRE catarinense

Redação
Sair da versão mobile