Blog do Prisco
Notícias Últimas

Membros aposentados são homenageados pelo Colégio de Procuradores

Sessão ocorreu na manhã desta quarta-feira (28).

Membros do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) aposentados entre 30 de março de 2022 e 27 de junho de 2023 foram homenageados pelo Colégio de Procuradores em uma solenidade na manhã desta quarta-feira (28).

Receberam a condecoração os Procuradores de Justiça Plínio Cesar Moreira, Jacson Corrêa e Vera Lúcia Coro Bedinoto e a Promotora de Justiça Maristela Nascimento Indalencio. A distinção foi entregue como forma de reconhecimento pelo zelo, dedicação e presteza nas causas de interesse do MPSC.

O Procurador-Geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano, falou sobre o sentimento de assinar as aposentadorias dos colegas. “Um dos meus primeiros atos como PGJ foi assinar algumas aposentadorias, inclusive de alguns dos senhores. Na oportunidade, surgiu a reflexão: a felicidade por entender as escolhas que fizeram, mas, por outro lado, a saudade que inicia, por não ter mais os colegas conosco diariamente”, disse.

“Tive o privilégio de conviver com todos os homenageados e sei da brilhante trajetória que fizeram dentro da instituição”, disse o PGJ. Antes de encerrar, Trajano leu alguns depoimentos de pessoas que trabalharam com os homenageados. “Finalizo renovando meus cumprimentos e parabenizando-os, reforçando o orgulho de tê-los como parte do Ministério Público. Vocês são muito importantes para todos nós”, finalizou.

O Procurador de Justiça Narcísio Geraldino Rodrigues falou em nome do Colégio de Procuradores e destacou como cada homenageado contribuiu com a instituição e com a sociedade catarinense. “Cada um com um estilo e uma personalidade peculiares, mas com uma competência e um amor às causas institucionais ímpares, inigualáveis”, disse.

“Quando entrei na carreira ouvi falar do doutor Plínio”, disse. “A contundência de sua atuação, especialmente na área criminal, repercute até hoje em todo o estado e especialmente na Serra catarinense, tendo como ícone a sua querida Curitibanos”, pontuou.

“O doutor Jacson conheço melhor ainda, mesmo porque somos do mesmo concurso e ingressamos juntos na carreira em 1983. Competente e preparado culturalmente, destacou-se em todas as missões que assumiu na instituição como Assessor do Corregedor-Geral, membro do Conselho Superior, na Coordenadoria de Recursos Cíveis e na comissão de acompanhamento e revisão do programa ATUA, mas a grande marca pela qual sempre será lembrado foi sua atuação na defesa do meio ambiente e dos direitos difusos em geral”, lembrou.

Sobre a Procuradora de Justiça Vera Lúcia Coro Bedinoto, destacou o trabalho na defesa da ordem tributária. “Tanto na 6ª Promotoria de Criciúma quanto na coordenadoria regional da área no Sul do estado, e tudo o que atuou foi forte, contundente e competente. Deixou a semente e o caminho a ser seguido. Orgulho para a instituição”, afirmou o Procurador de Justiça.

Ainda falando dos homenageados, Narcísio Geraldino destacou o jeito doce da Promotora de Justiça Maristela. “Doce, mas nunca frágil. Mostrou-se firme e combativa em todas as missões institucionais que assumiu. Coroou uma carreira profícua e de ações produtivas, com uma atuação relevante em Blumenau, onde encerrou sua vitoriosa carreira. Na área da família, por exemplo, foi uma pacificadora das relações familiares da família blumenauense e assumiu a Comissão Permanente de Combate à Violência Doméstica em 2015”, apontou.

“Para mim é uma honra poder falar para muitos dos quais foram, de certo modo, ícones para mim ou para alguns colegas de minha geração”, disse o Presidente da Associação do Ministério Público (ACMP), Promotor de Justiça Alexandre Estefani, ao iniciar seu pronunciamento. Estefani também falou sobre o marco que é a aposentadoria.

“Outro dia, em uma cerimônia de posse, que é talvez o oposto da sessão de hoje, eu refletia que nós entramos em algo que não vai mais sair das nossas vidas. Nós nos tornamos, no dia da posse, integrantes do MP e passamos por várias fases dessa jornada. A aposentadoria é só mais um passo das nossas carreiras”, disse. “Cada homenageado deixou um legado para as gerações que vêm e que virão. Tenho certeza de que serão lembrados e, em nome da nossa entidade de classe, reforço que a nossa Associação Catarinense do Ministério Público agora será um grande elo com o Ministério Público”, afirmou.

Emoção dos homenageados  

Tomados pela emoção, todos os homenageados fizeram uso da palavra. O Procurador de Justiça Plínio Cesar Moreira começou falando com ¿o coração¿, como ele mesmo definiu.

“Vamos falar da tal aposentadoria: sempre ouvi de outros conhecidos: `Você tem que se preparar”. Procurei e procurei esse preparo e não achei”, brincou. “Depois de 41 anos, estou saindo e queria ter essa compreensão, mas aposentar-se é difícil. Dizia para meus filhos quando estavam em idade de prestar vestibular: escolham uma profissão que os faça felizes. Eu sempre trabalhei feliz. Fui muito feliz aqui. Mesmo distante daqui e `engolindo” essa aposentadoria, quero que todos saibam que vocês têm um grande amigo lá fora. Como dizem no Oeste, `vocês moram no coração do ´veio’!”.

Com a voz embargada, o Procurador Jacson Côrrea falou sobre a decisão que, segundo ele, foi difícil, porém feliz. “Numa instituição tão grandiosa como o Ministério Público, a decisão de parar, quando poderia fazê-lo daqui a dez anos, soa difícil, quase uma sentença definitiva para a inatividade. Admito, não gosto dessa palavra, mas doravante terei que conviver com ela. No frontispício de minha nova identidade ela aparece em destaque, faceira e exibida como a determinar meu destino. Não é assim que eu vejo, no entanto. Saio do MP feliz. Fecho meu diário de agora para que eu possa abrir um outro, a ser preenchido com novas imagens, novas memórias, novas alegrias, novos desafios. O tempo que eu tenho de vida por evidente que será menor que aquele que eu já vivi. Por isso a urgência. Quero sair com saúde, motivado, certo de tudo quanto contribuí e aprendi. Ficam muitos amigos, colegas, servidores, ex-alunos. Sou imensamente grato a todos e a todas. Não os esquecerei. Estou indo pra casa, pra minha família. Terê, Nick, Nathy e Matheus me esperam. Minha alma tem pressa”, encerrou, emocionado.

A Promotora de Justiça Maristela Nascimento Indalencio enfatizou brevemente a satisfação de fazer parte do Ministério Público catarinense. “Tenho muito orgulho em fazer parte do MPSC. Neste caminhar, pude evoluir pessoalmente e profissionalmente. Fecho um ciclo com muito respeito a cada um dos presentes e a todos os demais colegas do MP com que tive o privilégio de conviver. Quero externar todo meu sentimento de gratidão”, afirmou.

A Procuradora de Justiça Vera Lúcia Coro Bedinoto finalizou os discursos dos homenageados. “Gostaria de agradecer a todos os colegas e amigos que durante toda trajetória me ajudaram, me estenderam a mão naqueles momentos mais difíceis. Foram 33 anos e meio de Ministério Público. Tenho certeza de que nasci para ser Promotora de Justiça. Lembro carinhosamente de dois momentos felizes: o primeiro foi quando recebi o resultado do concurso e o segundo, o dia da posse como Promotora de Justiça. Hoje eu saio feliz. Tenho a consciência do dever cumprido. Fiz o que podia, fiz o máximo e tentei fazer o meu melhor”, finalizou.

Quem são os homenageados 

Procurador de Justiça Plínio Cesar Moreira 

Ingressou no MPSC em 30 de março de 1982. Atuou nas Comarcas de Mafra, Canoinhas, Curitibanos, Urubici, Braço do Norte, Santa Cecília e Campos Novos. Foi integrante do Conselho de Administração do Fundo Especial de Modernização e reaparelhamento do Ministério Público e do Conselho Consultivo de Políticas e Prioridades Institucionais, no período de 2015 a 2017. Foi promovido a Procurador de Justiça por antiguidade em 15 de julho de 2003. Aposentou-se em 29 de abril de 2023.

Procurador de Justiça Jacson Corrêa

Ingressou no MPSC em 25 de abril de 1983. Atuou nas Comarcas de Blumenau, Santo Amaro da Imperatriz, São João Batista, Urussanga, São Joaquim, Biguaçu e Criciúma. Foi Diretor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional, Coordenador dos Centros de Apoio Operacional do Consumidor e do Meio Ambiente, Assessor da Corregedoria, membro do Conselho Superior em cinco mandatos e Coordenador de Recursos Cíveis. Foi promovido a Procurador de Justiça por merecimento em 14 de setembro de 2001. Aposentou-se em 27 de junho de 2023.

Procuradora de Justiça Vera Lúcia Coro Bedinoto

Ingressou no MPSC em 11 de janeiro de 1990. Atuou nas Comarcas de Tubarão, Campo Erê, Capinzal, Urussanga, Araranguá, Criciúma e Lages. Foi promovida a Procuradora de Justiça por merecimento em 8 de abril de 2022. Aposentou-se em 31 de maio de 2023.

Promotora de Justiça Maristela Nascimento Indalencio

Ingressou no MPSC em 12 de dezembro de 1994. Atuou nas Comarcas de Anchieta, Maravilha, Campos Novos, São Miguel d¿Oeste, Xanxerê, Indaial e Blumenau. Aposentou-se em 14 de fevereiro de 2023.