Manchete

Metade dos bares e restaurantes de SC devem contratar colaboradores até o fim do ano

Pesquisa da Abrasel revela que 43% deles manterão o número de funcionários

Divulgada em todo o país, a mais recente pesquisa da Abrasel detalha o quadro da gastronomia, com um recorte catarinense. De acordo com a consulta, 50% dos empresários do segmento devem aumentar o número de colaboradores até o fim de 2022. Apesar de um percentual tímido diante dos anos pré-pandemia, o dado demonstra a recuperação do setor. Para Juliana Mota (foto), presidente da Abrasel em SC, é um número a ser comemorado. “Ainda assim, 43% dos proprietários do segmento têm a expectativa de manter a equipe atual e 7% preveem demissões”, pondera.

Porém, na expectativa da Copa do Mundo, em novembro, e do período entre o Natal e o Réveillon, 83% dos empreendedores pretendem reforçar seu time em contratos temporários. “Esta tendência de da geração de empregos está em crescimento. A pesquisa revela que, somente em setembro, 24% dos proprietários afirmaram terem contratado funcionários”, reforça a presidente. Mas, de acordo com ela, quase todos os estabelecimentos (99%) têm dificuldades para encontrar profissionais, como auxiliares de cozinha, atendentes e garçons.

Os efeitos da crise ainda persistem, já que, conforme a pesquisa, 41% das empresas tiveram lucro em agosto, 40% estiveram equilibradas nas contas e 19% ainda operam no prejuízo.

foto>divulgação

Posts relacionados

Sindicatos patronais do setor de serviços alertam para os riscos da diminuição da jornada de trabalho

Redação

80ª Reunião do Conaprev em Florianópolis destaca avanços e desafios dos Regimes Próprios de Previdência Social

Redação

Segurança Privada em prédios públicos aumenta presença policial nas ruas e gera economia ao Estado, defende Sindicato das Empresas

Redação
Sair da versão mobile