Os hospitais filantrópicos de média e alta complexidade de Santa Catarina ganharão o valor de R$ 25 milhões referente ao Incentivo de Adesão à Contratualização (IAC). Liberado nesta semana pelo Ministério da Saúde, em Brasília, o recurso foi destinado ao fundo estadual de saúde, que, em seguida, encaminhará o montante aos hospitais filantrópicos do Estado.
O valor será utilizado para o pagamento do teto estadual de média e alta complexidade ambulatorial e hospitalar. De acordo com o secretário de Articulação Nacional de Santa Catarina, Acélio Casagrande, atualmente, 70% dos atendimentos na saúde pública de Santa Catarina são atendidos por hospitais filantrópicos.
“Mediante este elevado percentual, percebemos a importância de apoiar e viabilizar estes recursos para que se possam diminuir as filas de espera nos procedimentos”, comenta. Atualmente, Santa Catarina conta com mais de 75 hospitais filantrópicos filiados na Federação das Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas do Estado de Santa Catarina (Fehosc).
O valor de R$ 25 milhões foi conquistado através da articulação da bancada catarinense, entre deputados estaduais e senadores, o secretário de Saúde de Santa Catarina, Vicente Caropreso, o governador do Estado, Raimundo Colombo, além da Fehosc e do Ministro da Saúde, Ricardo Barros.