O atual ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio Cunha Filho, enviou a resposta abaixo depois de ser questionado sobre a situação da BR-282 no Oeste do Estado. O interlocutor, aliás, provocou o titular da pasta acerca do vídeo deste post, que mostra a linha que o PT e as esquerdas lulistas estão adotando em Santa Catarina: bater na questão da infraestrutura.
Segundo os canhotos, a gestão Bolsonaro esqueceu de investir em Santa Catarina. Seria o caso de lembrar dos 14 anos do PT no poder, quando praticamente nada foi feito no território Barriga-Verde, exceção feita à duplicação da BR-101 Sul, que já estava encaminhada! Estamos falando de 14 anos. Muito provavelmente as autoridades de plantão à época estavam muito ocupadas fazendo obras em ditaduras companheiras mundo afora enquanto o estado padecia de total abandono federal.
De qualquer forma, a resposta do ministro Sampaio é alvissareira para a população ordeira e trabalhadora do Oeste catarinense.
Nos bastidores do poder na Capital Federal, há um aspecto que chama a atenção também neste contexto de investimentos nos estados. A bancada estadual, segundo vozes atentas do Planalto Central, atua muito no varejinho, buscando ambulâncias, veículos de segurança, enfim, é cada um por si e de olho só em miudezas que não resolver as questões macro.
Em outras unidades federadas, é comum observarmos a união das bancadas em torno de grandes projetos que são viabilizados através de emendas coletivas.
Fica a dica para os nossos valentes representantes.
“O trecho em questão encontrava-se sem contrato de manutenção desde fevereiro. O DNIT/SC, vai licitar dia 13 de julho as 10hs, um contrato de restauração do pavimento da BR-282/SC, entre Vargem Bonita e Chapecó, que inclui este segmento entre Irani e Ponte Serrada.
As obras contemplam todo o trecho entre o km 420 (Vargem Bonita) ao km 535,3 (acesso a Chapecó), mas iniciarão pelo segmento da rodovia em Ponte Serrada.
Neste local, as equipes do DNIT executarão recuperação total da pista, com retirada do asfalto antigo e aplicação de uma nova camada asfáltica.
Além disso, as obras preveem a restauração de estruturas de drenagem, nova sinalização horizontal, reforço na base, entre outros serviços.
O contrato terá duração de três anos e abrange uma extensão de 115,3 km da BR-282/SC e serão investidos cerca de 60 milhões/R$.”
Veja o vídeo que a esquerda está espalhando: