Presidente do TJSC aproveitou o encontro e homenageou o ex-desembargador catarinense
Um dos momentos mais esperados do Seminário Sul Brasileiro de Reestruturação Empresarial, realizado pela Universidade do Contestado, em Concórdia, nesta quinta e sexta-feira, era a participação do ministro catarinense Marco Aurélio Gastaldi Buzzi, do Superior Tribunal de Justiça. Ele mediou o painel “Jurisprudência do STJ em Insolvência Empresarial”. O que não se esperava era a declaração de afeto que o jurista tem pela cidade-sede do evento.
Buzzi foi apresentado a partir da trajetória profissional como juiz na comarca de Concórdia, na primeira metade dos anos 1990. Foi na cidade que as três filhas foram concebidas. Catarina, a mais velha, nasceu ali também, mas as gêmeas Ana e Vitória nasceram em Blumenau pela necessidade de dois leitos de UTI neonatal, e Concórdia só possuía um. Mas, logo após o parto, a família retornou ao Oeste. O patriarca, já não mais como juiz, tinha o objetivo único de batizar as filhas na igreja de Concórdia.
No painel, os debatedores foram o desembargador da 6ª Câmara de Direito Civil Eduardo Mattos Gallo Júnior e o advogado Rafael Brizola Marques. O ministro considerou o assunto delicado, já que há possibilidade de uma empresa em recuperação judicial não conseguir cumprir com os acordos e falir. Mas enfatizou a grande importância da segurança jurídica que o processo traz para os administradores. “Nossa meta é sempre salvar a empresa e, consequentemente, os milhares de empregos que dependem dessa empresa”.
No final de sua fala, outra surpresa para os presentes e o ministro. O presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, desembargador Francisco Oliveira Neto, acompanhava o debate e pediu para usar o microfone novamente, já que tinha participado como painelista na abertura do seminário. Neto aproveitou o momento para agradecer a Buzzi pela presteza de sempre com o TJSC e pela honra de sua participação no evento, cujo convite recebeu com grande entusiasmo e carinho.
“É uma enorme honra ter um ex-desembargador do TJSC à frente do STJ. Ainda mais sendo um ministro tão atuante em prol da magistratura e do Judiciário de Santa Catarina. Cabe-nos um agradecimento especial a Buzzi por ser um grande representante da magistratura catarinense no STJ e, mesmo longe geograficamente, se fazer presente sempre que requisitado e dispensar alta atenção aos assuntos daqui”, homenageou o presidente.
Por sua vez, Buzzi agradeceu e disse que, mesmo à distância e depois de tanto tempo, ainda se considera participante do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. O ministro é natural de Timbó e estudou Direito na Universidade do Vale do Itajaí, onde se formou em 1980. Dois anos depois, foi o primeiro colocado no concurso para ingresso na magistratura catarinense, e tomou posse no cargo de desembargador em 2002. Está no Superior Tribunal de Justiça desde setembro de 2011.