O deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT) relatou, nesta quarta-feira, 16, na Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, a situação dramática vivida no sul do Estado com o aumento significativo do índice de criminalidade. Ele destacou o número de homicídios ocorridos este ano, batendo recorde negativo em relação aos anos anteriores.
Somente até setembro de 2015, a região carbonífera registrou 70 homicídios, sendo que 51 deles aconteceu em Criciúma. Em todo o ano de 2014 foram 64 homicídios na Amrec, e 37 na principal cidade. “Nós precisamos debater melhor esse assunto. A Secretaria de Segurança Pública precisa apresentar as ações que tem desenvolvido para que possamos contribuir, embora entendemos que algumas informações não possam ser divulgadas”, explica.
A maioria dos casos está ligada diretamente ao tráfico de drogas, segundo dados da polícia. No entanto, a situação tem assustado os moradores. “Os números são alarmantes, com índices que podem ser comparados as cidades mais violentas do país. Não podemos fechar os olhos para essa realidade. A população está insegura”, disparou o pedetista.
Fotos: Yuri Santos, Ag. Alesc, divulgação