Notícias

Minotto quer hospitais fazendo exames preventivos gratuitos a cada ano

O deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT) apresentou na Assembleia Legislativa o projeto de Lei 504.0/2015, que dispõe acerca da obrigatoriedade de os Hospitais Públicos Estaduais realizarem exames preventivos periódicos e gratuitos. O objetivo é que homens e mulheres possam realizar esses diagnósticos a cada ano.
Os homens teriam direito a fazer exames cardíacos, de próstata e de sangue, e as mulheres os exames ginecológicos, de mama, e de sangue, além dos que o médico responsável entender necessários. “Cada hospital deverá organizar os agendamentos, bem como a realização dos exames. Caberá a Secretaria de Saúde do Estado promover a divulgação acerca do dever de os cidadãos realizarem os exames preventivos”, explica Minotto.

Os resultados dos exames deverão ser entregues aos pacientes em prazo não superior a 30 dias úteis. Os pacientes que fizerem os exames preventivos periódicos e apresentarem indícios de doenças deverão ser encaminhados aos médicos especializados para que, no prazo não superior a 60 dias corridos, para que seja dado início ao tratamento, contados a partir do dia em que for firmado o diagnóstico em laudo patológico ou em prazo menor, conforme a necessidade terapêutica do caso registrada em prontuário único.
Para o parlamentar, a imposição dos exames preventivos para homens e mulheres se revela uma política pública importante e eficaz. “As pessoas apenas procuram os centros médicos quando a enfermidade já se encontra em estágio avançado, necessitando de tratamento mais invasivo com intervenções cirúrgicas, o que por consequência é mais oneroso ao Estado e prejudicial ao enfermo. Precisamos atuar na prevenção com diagnósticos realizados com antecedência suficiente para aumentar as chances de cura e tratamento exitoso”, completa o deputado Rodrigo Minotto.

Foto: Fábio Queiroz / Agência AL

Posts relacionados

A polarização da política mundial e suas consequências econômicas e sociais, com José María Aznar

Redação

Ricardo Guidi se dirige aos criciumenses através de nota oficial sobre a operação do Gaeco em Criciúma

Redação

Plenário aprova política de transparência de operação de barragens em SC

Redação
Sair da versão mobile