Manchete

Missão à China, liderada pela FIESC, apresenta balanço de US$ 10 milhões em negócios

Os empresários que participaram da missão empresarial à China, liderada pela Federação das Indústrias (FIESC), realizaram negociações para serem concretizadas nos próximos meses de cerca de US$ 10 milhões. O grupo, integrado por 47 empresários de sete estados, participou da Feira de Cantão — o principal evento de negócios do país asiático, realizado em Guangzhou, ao sul do país. Paralelo à feira, os empresários executaram um plano de visitas técnicas, com o intuito de interagir com novas tecnologias, especialmente no campo da eletrificação. A missão se encerrou neste final de semana.

“A participação na feira proporcionou inúmeras conexões com indústrias altamente avançadas tecnologicamente, networking empresarial e ampliou nosso conhecimento sobre o atual estágio da economia e da indústria chinesa. Participar de missões é, sem dúvida, um dos meios mais eficientes para uma indústria se internacionalizar”, afirmou o vice-presidente regional da Federação e líder da missão, José Carlos Sprícigo.

Adelar Pastore, da Metalúrgica Áluz, de Abelardo Luz, destacou as inúmeras oportunidades de negócios identificadas durante a missão e a busca incessante dos chineses por novas tecnologias e a quantidade de engenheiros que cada empresa tem para desenvolver novos produtos, o que resulta no registro de novas patentes.

Sprícigo ressaltou o salto que a indústria de eletrificação chinesa deu em pouco tempo, os investimentos em novas tecnologias e a multiplicação em registros de patentes. “A eletrificação está muito presente no dia a dia, no uso de carros, motos e ônibus, por exemplo. Eles avançaram muito. O processo de automação das empresas é gigantesco, com foco no aumento da eficiência e sempre de olho na redução de custos”, disse, destacando que uma das empresas visitadas tem 28 mil patentes registradas. “Realizamos visitas técnicas a companhias de classe mundial”, completou.

O presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, destaca que uma das bandeiras da entidade é aumentar a internacionalização da indústria catarinense. “As missões têm como foco a realização de negócios que possibilitam ao industrial ter contato direto com novos mercados, identificar nichos de atuação, verificar o grau de desenvolvimento tecnológico de fornecedores e concorrentes, além de ampliar a sua visão de oportunidades oferecidas em dimensão mundial”, afirma.

Outra experiência marcante para a delegação foi a visita à fábrica de carros voadores EHang, onde conheceram o veículo com autonomia de voo. “Assim como tem as rotas para avião, tem as rotas para os carros voadores, que têm autonomia de 300 km e voam a uma velocidade de 130 km/h”, conta Sprícigo.

Foram visitadas, entre outras indústrias, a Saite Intelligence, especializada em robôs autônomos para uso em hospitais e limpeza urbana; a Guangdong-Hong Kong-Macao GBA Innovation Entrepreneurship and Creation Zone, incubadora para micro e pequenas empresas ligadas a áreas como semicondutores, metalmecânico e drones; o Laticínios Yantang Dairy. O grupo também realizou visitas ao Governo do Distrito de Huangpu, região que concentra clusters industriais de segmentos como o automobilístico, energia verde, novos materiais, saúde e beleza.

A gerente-executiva do Sindimetal Maringá, Aline Stocco, destacou que a participação na missão deixou um excelente resultado, tendo se surpreendido com a disciplina, a organização, o foco, a seriedade e a produtividade dos chineses. “Eles são verdadeiros exemplos a serem seguidos nesses quesitos. O trabalho é extremamente importante para eles. A rapidez em se reinventar e a inovação constante nos fazem refletir e entender por que estão no patamar de industrialização que estão”, declarou.

Os participantes reconheceram como um ponto altamente positivo a oportunidade de convívio entre culturas de vários estados brasileiros, colaborando com o estreitamento de relacionamento pessoal, inclusive tendo gerado negócios entre alguns participantes e inspiração de slogans e outros resultantes do convívio amigável.

Posts relacionados

SENAI/SC e SESI/SC lideram avaliações nacionais de qualidade

Redação

Dragagem de manutenção do canal de Itajaí tem contrato prorrogado

Redação

Tradicional escritório de advocacia empresarial de Santa Catarina amplia áreas de atuação

Redação
Sair da versão mobile