Com a inegável satisfação do dever cumprido, encerramos um profícuo período de oito anos na presidência do Conselho de Administração da OCESC e SESCOOP/SC. A defesa política do sistema Cooperativista foi uma de nossas primeiras preocupações. Mantivemos intenso relacionamento com o Governo federal, por meio dos diferentes Ministérios, e com o Congresso Nacional, além do governo do Estado e a Assembleia Legislativa. A mais expressiva conquista foi a promulgação da Lei Estadual do Cooperativismo Barriga-Verde, em 2015.
O sistema Ocesc/Sescoop ampliou as ações de atualização, reciclagem e formação profissional para dirigentes, técnicos e associados das cooperativas. A qualificação e requalificação de gestores foi destaque no período. Foram aperfeiçoados os instrumentos de assessoramento e de monitoramento das cooperativas registradas. Organizaram-se importantes missões técnicas de estudos e de intercâmbio ao exterior que permitiram uma visão contemporânea do nível de complexidade e do grau de desenvolvimento que atingiu o cooperativismo em todos os continentes.
O Fórum dos Presidentes de Cooperativas constituiu-se em outro importante espaço que criamos nesse período para discutir questões estratégicas como a intercooperação, a representação política do sistema e as tendências econômicas e políticas do novo século. Dali emergiram novas interpretações da atualidade e dos seus desafios e oportunidades.
Todos os públicos foram trabalhados com foco na dinamização sistêmica do cooperativismo. A participação da mulher foi enfatizada através de seminários anuais nos quais se valorizaram as cooperativas com programas de inclusão da mulher não só no quadro social, mas, especialmente, nos colegiados de administração, controle e assessoramento. Em todos os segmentos – inclusive naqueles onde as mudanças e transformações sociais operam mais lentamente – percebeu-se nítida evolução, com ganhos evidentes, em face da natural inclinação da mulher para a cooperação. A inclusão do jovem também esteve no ápice das nossas prioridades com os programas Cooperjovem e JovemCoop.
Um dos momentos mais importantes de nossa gestão foi protagonizado em 2011 quando festejamos o 40º aniversário de fundação da OCESC com a inauguração da Casa do Cooperativismo, a nossa nova sede própria. Estou convicto de que, nesses 45 anos de cooperativismo, a Ocesc fomentou a cooperação e, por meio dela, o desenvolvimento da sociedade catarinense. Hoje, mais da metade da população de SC está vinculada às cooperativas. Em Santa Catarina, cooperativismo significa trabalho, renda, assistência. E futuro.
Marcos, Antonio Zordan, presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC).