Notícias Últimas

Moderno caminhão-tanque vai ajduar a salvar vidas na Grande Florianópolis

São José tem um novo equipamento que vai ajudar a salvar mais vidas. Foi entregue nesta semana o novo Caminhão Tanque que vai atender as ocorrências de incêndio em todos os municípios da Grande Florianópolis. Trata-se de um dos veículos de segurança mais modernos do mundo.

O carro foi adquirido com uma emenda parlamentar de R$ 1 milhão do deputado federal Hélio Costa e ficará no 10° Batalhão do Corpo de Bombeiros em São José. O veículo de grande porte passou por uma montagem final no município de Erechim, no Rio Grande do Sul, e agora está pronto para dar suporte aos municípios de Palhoça, Biguaçu, São Pedro de Alcântara, Antonio Carlos, Santo Amaro da Imperatriz, Paulo Lopes, Governador Celso Ramos, Tijucas e demais da região.

Na solenidade de troca de comando do 10 Batalhão, o deputado federal recebeu a comenda “Amigo do Bombeiro” e um troféu especial pelos serviços e contribuições à Corporação. O Coronel Christiano Cardoso, que deixou a linha de frente do batalhão, aproveitou para agradecer ao deputado pelos esforços. “No primeiro ano de mandato, o deputado Hélio Costa se comprometeu e cumpriu. Chegou o tão sonhado caminhão que vai dar mais praticidade e tecnologia ao trabalho dos bombeiros da região. A nossa gratidão pelo empenho”.

O deputado federal Hélio Costa, em seu discurso, destacou a importância do trabalho metropolitano dos Bombeiros e do novo equipamento que ficará em São José. “Os bombeiros militares prestam um serviço de alto nível no nosso Estado mas aqui na região a gente tem visto muito preparo e eficiência. São José não é mais aquela cidade dormitório. Tem vida independente e está geograficamente em uma área que é ponto de partida para todos os lados. Por isso, o caminhão tanque, de primeira linha, vai salvar muitas vidas para o nosso orgulho e satisfação”.

Estrutura do Caminhão Tanque

O Caminhão Tanque ABTR-185 possui cabine dupla conforme norma europeia e suportes para os equipamentos de Proteção Respiratória para cada Bombeiro, acoplados aos bancos no interior da cabine. Estes suportes são importados, com certificação Europeia e suportam até 10G de impacto em caso de possíveis acidentes que possam ocorrer em deslocamentos.

O veículo tem uma Bomba de Combate à incêndios de 750 galões por minuto é um sistema eletrônico importado de Geração de Espuma, para combates em incêndios classes A e B.

Possui Esguicho Canhão monitor sobre a cabine, comandado através de Joystick e/ou controle remoto wireless, para combate à incêndios em edificações verticalizadas ou em locais de difícil acesso ou que ofereçam risco a integridade física do Bombeiro.

Tem ainda duas torres de iluminação manual, para trabalhos noturnos (que são de fácil acesso e operação) e uma torre de iluminação eletropneumática, comandada por controle remoto, para trabalhos noturnos e que necessitam de grande luminosidade.

Posts relacionados

Comitiva do Ministério das Cidades visita Quantum Engenharia para tratar de emissão de Debêntures Incentivadas para PPPs de Cidades Inteligentes

Redação

2º Encontro de Colaboradores dos Sindicatos Rurais reforça o compromisso com o setor produtivo

Redação

AEMFLO e CDL de São José orientam empresários como aproveitar a Black Friday nos seus negócios

Redação
Sair da versão mobile