Blog do Prisco
Manchete

Moisés recebe Doria depois de ignorar Bolsonaro

Causa estranheza o governador do estado não receber Jair Bolsonaro nem em Joinville (sexta) e nem em Florianópolis (sábado), mas agora anunciar antecipadamente que vai fazer as honras, justamente neste sábado (uma semana depois), ao paulista João Doria Junior. Arquinimigo do presidente da República.
A leitura política óbvia é a seguinte: João Doria não tem 5% das intenções de voto em Santa Catarina. Bolsonaro tem, no mínimo, 10 vezes mais cacife neste sentido por aqui, estado onde foi campeão em 2018.
De difícil compreensão a mecânica que move o chefe do Executivo estadual. Evidentemente que esta informação vai chegar ao presidente da República. Pode haver, ainda, o agravante pelo viés administrativo. Se já está difícil conseguir atendimento aos pleitos no contexto atual, os paparicos do governador na direção de inimigos do presidente certamente não ajudarão em nada.

Modus operandi
Doria, a exemplo de Bolsonaro, está tentando articular palanques nos vários estados com vistas ao pleito de 2022. Seu nome aqui seria o do secretário Vinícius Lummertz, responsável pela pasta do Turismo paulista. Mas há inúmeras dificuldades nesta construção. Lummertz é cristão novo no ninho tucano. Estava no MDB. Vive e atua em São Paulo. Quando muito passa os fins de semana em terras catarinenses. Por fim, seu histórico eleitoral é de resultado muito aquém: disputou a prefeitura de Florianópolis em 1996 e ficou em quarto lugar.

Goela-abaixo
Caso o governador paulista esteja imaginando que vai chegar em Santa Catarina e impor uma candidatura de Vinícius Lummertz (governo ou Senado) goela-abaixo, pode estar redondamente equivocado.

Habemus papam
Até segunda ordem, o candidato tucano atende pelo nome de Gelson Merisio se considerarmos as manifestações dos dois deputados estaduais, da deputada federal e de prefeitos como Clésio Salvaro.

Equívocos que se repetem
Há algo errado nesta articulação de Doria para Santa Catarina, a exemplo de Moisés que vai receber o paulista uma semana depois de ter ignorado olimpicamente o presidente da República!

Agenda
Aliás, o governador João Doria estará em Florianópolis neste sábado, dia 14, para reunir deputados, prefeitos e vereadores do PSDB e estreitar laços com os militantes tucanos neste período de prévias do partido na disputa pela indicação à Presidência da República. Antes do evento, concede entrevista coletiva.

foto>Julio Cavalheiro, Secom

Posts relacionados

Governadores do COSUD apontam prioridades para a edição de Florianópolis

Redação

Os sete do Sul e do Sudeste

Redação

Santa Catarina se prepara para receber líderes dos Estados do Sul e Sudeste na reunião do COSUD

Redação