A pesquisa Ibope com os números de segundo turno em Santa Catarina, divulgada sexta-feira à noite, de alguma maneira externou aquilo que se comentava e projetava nos bastidores: a liderança do Comandante Moisés (o Instituto deu a ele 59% das intenções) e a atuação de Gelson Merisio (ele apareceu com 41% da preferência) para tentar mudar o quadro nestes dias que restam de campanha.
Sem sobra de dúvidas, o candidato catarinense do PSL pegou uma bela carona com o correligionário e presidenciável Jair Bolsonaro.
Mas só consolidou a liderança em função de suas qualidades. Filiados ao partido só chegaram ao segundo turno em outros dois Estados: Roraima e Rondônia.
Ou seja, dentre as unidades de ponta da federação, somente o Comandante Moisés chegou ao turno decisivo. Ele é articulado, fala bem, demonstra equilíbrio e um bom conhecimento das realidades macro de Santa Catarina.
Bem antes do Ibope, Merisio, assessores e líderes que o apoiam fizeram movimentos sinalizando claramente para a desvantagem eleitoral. A conferir os efeitos da mobilização do pessedista na luta para virar o jogo.
Clésio se posiciona
O tucano Clésio Salvaro, prefeito de Criciúma, apareceu publicamente, sábado, com adesivos de campanha de Jair Bolsonaro e do correligionário catarinense dele, Comandante Moisés. Foi durante a festa de aniversário de Moacir Frigo, em Nova Veneza. Ele é irmão do prefeito Rogério Frigo, também tucano e que também já se manifestou favoravelmente ao pesselista catarinense.
Saiu do muro
Salvaro, que no primeiro turno ficou embretado pela coligação do seu partido com o MDB, estava em cima do muro, observando o cenário. Agora desceu ao lado de Moisés.
Lados
O quadro de segundo turno coloca os prefeitos das duas maiores cidades do Sul em lados opostos. Joares Ponticelli, de Tubarão, está fechado com Gelson Merisio e batendo no Comandante Moisés.
Outro lado
Joares Ponticelli, voltou a se posicionar publicamente sobre o segundo turno da eleição em Santa Catarina. O progressista reforçou o apoio a Gelson Merisio, de quem é aliado desde o início da empreitada eleitoral do pessedista.
Mudou o tom
Sinalizando para a tensão desta reta final, Ponticelli, que é político experiente, fugiu do tom habitual e atacou o adversário de Merisio, o Comandante Moisés. ” O Comandante Moisés é um homem do bem, mas até hoje só comandou um quartel com 50 milicos,” disparou ele, que deixou a elegância de lado neste caso. A declaração ocorreu durante evento para discutir a implantação das praças de pedágio na BR-101 Sul.
OAB-SC
O advogado Rafael Horn, candidato à presidência da OAB/SC, apresentou em Balneário Camboriú, os nomes que compõem a “Chapa 81 – Advocacia Unida” para a Diretoria da Seccional e para a Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina (CAASC). O encontro com a advocacia da região, no Clube Ariribá, também contou com a apresentação dos candidatos da chapa ao Conselho Estadual por Balneário Camboriú e da nominata da chapa candidata à Subseção local da OAB/SC.
Caixa de Assistência
Rafael Horn terá como Tesoureiro o atual presidente da Subseção de Balneário Camboriú, Juliano Mandelli, e como candidata à presidência da CAASC a advogada Claudia Prudêncio.