Coluna do dia

Moreira candidato

Antes de viajar para o exterior com a namorada, em um tour de mais de duas semanas, Eduardo Moreira fez conversas no Centro Administrativo deixando claro, transparente, patente que é candidatíssimo ao governo do Estado. Para o público externo, ele declara que está com o projeto de Mauro Mariani. Mas internamente, trabalha para viabilizar seu nome na cabeça de chapa em 2018. O vice-governador faz essas articulações acreditando que assumirá o governo em janeiro daquele ano eleitoral. Ou seja, para se candidatar à reeleição no exercício do cargo.

 

Calma lá

A intenção, a disposição de Raimundo Colombo é ser sim candidato ao Senado. Mas não é bem assim. Ainda falta pelo menos um ano e quatro meses para ele decidir se renuncia ou não para disputar uma cadeira na Câmara Alta. E outra: se optar pela renúncia, Colombo só vai fazê-lo no fim de março de 2018 ou começo de abril do ano eleitoral. No limite do prazo, portanto. No Manda Brasa, a maioria está contando que ele vá abdicar do cargo em 31 de dezembro de 2017, o que não parece uma possibilidade minimamente viável neste momento. E se Colombo não renunciar, Pinho Moreira manterá a intenção de suceder o atual governador?

 

PV no Colegiado

Empresário Fábio Botelho, presidente do PV da Capital, tem tudo para assumir um cargo de secretário-adjunto no governo estadual. Ou do Planejamento ou da Casa Civil. A tendência é que ele fique na pasta que voltou a ser comandada por Murilo Flores depois das eleições. Os dois, aliás, conviveram muito bem durante o período eleitoral, embora em chapas diferentes. Flores como candidato a prefeito pelo PSB e Botelho de vice na chapa de Elson Pereira, do PSOL.

 

Conversa decisiva

Ontem à tarde, o Mafra tinha conversa com o próprio Flores e Nelson Serpa, da Casa Civil, onde a vaga de adjunto está aberta desde a saída de Ari Vequi, do PMDB, que se elegeu vice-prefeito de Brusque. Os sinais indicam que é muito provável que Botelho vá para o Planejamento. Ali, através do Pacto por Santa Catarina, ele poderia viabilizar ações para fortalecer o PV. Toda essa articulação visa a possibilidade que os verdes possam eleger um deputado estadual em 2018.

 

Ligações

Fábio Botelho entraria na cota que o PP dispõe no governo do Estado. Ele foi sempre muito ligado a Esperidião Amin, que se aproximou dele na campanha eleitoral já no primeiro turno. No segundo, depois de uma conversa que reuniu Amin e Merísio, ficou acertado o apoio do PV a Angela Amin, que por muito pouco não venceu o pleito.

 

Recursos

O prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, participou, na Capital uruguaia, na sede do Mercosul, de uma audiência com a Embaixadora Maria da Graça Nunes Carrion e com o Ministro Conselheiro Chefe, Roberto Goidanich, representantes do Brasil no Mercosul. Em pauta, a liberação dos US$ 10 milhões do FOCEM – Fundo de Convergência Estrutural do Mercosul para a implementação do projeto de Chapecó. O recurso, a fundo perdido, será destinado à continuidade do Contorno Viário Oeste, que ligará a SCT 283 à BR 282, passando pelo bairro Autódromo, Linhas Cascavel, Simonetto e Colônia Bacia.

Sair da versão mobile