Iniciativa inédita no Brasil e em Santa Catarina está em de fase implantação em São José e irá preparar crianças e jovens para o novo mercado desde o ensino fundamental
O Movimento Geração do Futuro, que está em fase de implantação em São José, foi apresentado nesta sexta-feira, 22, para a deputada federal paulista Tabata Amaral (PSB), jovem política, que é referência nacional na defesa da educação pública de qualidade. Em reunião virtual com a parlamentar, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SDEI) do município, Marcelo Fett, apresentou a iniciativa inédita no país e em Santa Catarina que tem como foco ofertar disciplinas e capacitações as crianças, jovens e adultos com temas que desenvolvam as competências necessárias para atuar na nova economia global, principalmente na área de tecnologia.
Tabata ficou impressionada com o Movimento Geração do Futuro, manifestou ao secretário Fett que deseja acompanhá-lo e quem sabe levar a ideia para implementar em escolas públicas de São Paulo, estado que ela representa na Câmara Federal. “Incrível esse projeto, tem tudo a ver com essa visão de mundo que eu tenho, tanto de uma educação integral que faça sentido para o jovem, que prepare e conecte com o mundo, mas também com esse olhar atento para a revolução tecnológica que está acontecendo agora”, destacou.
Concebido em parceria com a ACATE, Junior Achievement, FIESC por meio do SENAI e a participação de empresas madrinhas, a ação está em fase inicial de implantação, ainda em 2021 serão ofertadas capacitações para os professores da rede municipal e aos alunos da EJA.
O Movimento que pretende transformar a realidade de jovens moradores do quarto maior município de Santa Catarina é parte dos projetos estratégicos da gestão do prefeito Orvino Coelho de Avila. “A iniciativa vem ao encontro de outras propostas que temos para o município. Nós acreditamos que a educação, aliada à tecnologia, pode sim transformar o futuro de São José”, destaca ele.
O Geração do Futuro irá preparar os jovens para o novo mercado desde o ensino fundamental, de modo que cheguem à idade adulta prontos para atuarem nesta nova economia, sem esquecer daqueles profissionais que buscam se reinserir no mercado de trabalho ou fazer a transição na sua carreira.
“O mundo passa por momento de grandes transformações da sociedade. Grande parte das profissões dos próximos cinco anos nem existe ainda e o poder público precisa oportunizar à nova geração uma formação condizente com essa realidade”, destaca o secretário Marcelo Fett.
A perspectiva é atender mais de mil crianças e jovens em 2022 e mais cerca de 5.000 alunos participantes em 4 anos.
O projeto geração do futuro está integralmente conectado com o projeto de educação criativa em rede da Secretária de Educação que tem como premissa fundamental a oferta de ensino de qualidade, baseado em metodologias ativas e inovadoras, com o uso e apoio da tecnologia como instrumento viabilizador de mudanças efetivas e positivas na formação de nossas crianças e adolescentes.