Manchete

MP concede R$ 7 MI de desconto na conta de energia elétrica dos hospitais filantrópicos

Nesta quinta-feira, 17 de fevereiro, as entidades AHESC-FEHOSC participaram de uma videoconferência com a Celesc Distribuição S.A, para tratar da Medida Provisória (MP) 250/2022, que prevê a isenção do pagamento de ICMS de energia elétrica para os hospitais filantrópicos que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e que também concede a quitação de dívidas antigas dos hospitais. A reunião contou com a participação do presidente da AHESC, Altamiro Bittencourt, da presidente da FEHOSC, Ir. Neusa L. Luiz, do secretário executivo, Leonardo Augusto Fretta, demais membros das diretorias, e dos representantes da Diretoria Comercial da Celesc, Adriano Lima Medeiros e Fernando Luis Kaszewski.

O desconto do ICMS representa um terço a menos na conta de energia, o equivalente a 7 milhões de reais/ano. Assim como a quitação de débitos vencidos de 23 hospitais que totalizam 100 milhões de reais, que serão pagos pelo Governo do Estado com 50% de desconto, ou seja, com isenção de juros e multa concedidos pelo programa REFIND-H da Celesc.

Para serem habilitados pela MP, os hospitais devem apresentar documentos que comprovam os atendimentos pelo SUS, e que também estão de acordo com a Lei nº 12.101, de 27 de novembro de 2009, que dispõe do certificado de filantropia.

O presidente da AHESC parabenizou e agradeceu a Instituição por entenderem a causa antiga dos hospitais. “Essa é uma luta antiga pela qual estamos sendo atendidos. Estamos juntos e queremos colocar nossas equipes à disposição, assim como encaminhar todos os dados necessários para agilizar o processo,” ressalta.

A presidente da FEHOSC, Ir. Neusa L. Luiz enalteceu a importância da conquista para os hospitais que passam por um período delicado em meio à pandemia. “A AHESC-FEHOSC têm trabalhado em sintonia, como única entidade, em busca de melhorias para todos os hospitais. Não vamos medir esforços para esta informação chegue a todos, para que o mais breve possível possam encaminhar a documentação e começar a gozar dos benefícios. Os hospitais têm enfrentado muitas dificuldades financeiras e esta  é mais uma oportunidade para fortalecer nossas entidades para que possam continuar prestando o melhor atendimento à população”, finaliza.

Com relação aos hospitais abastecidos por cooperativas, Adriano explica que a isenção do imposto é incidente no fornecimento de energia elétrica, portanto deve englobar todos os fornecedores, incluindo as cooperativas.

Uma listagem dos hospitais filantrópicos de Santa Catarina será encaminhada pelas entidades AHESC-FEHOSC à Celesc para o cruzamento de dados e atualização dos cadastros.

Na próxima semana, será realizada uma reunião entre Celesc e Secretaria da Fazenda para tratar do assunto da MP 250/2022, temas como a forma de compensação deverão ser tratados. Posteriormente, os hospitais serão informados sobre os próximos passos e possíveis novos pedidos de documentação.

 

Posts relacionados

Celesc registra um dos melhores resultados da história com lucro 28,5% maior em 2024

Redação

Celesc confirma participação no 9º Rodeio Nacional de Eletricistas

Redação

Sessão tem manifestação de servidores em apoio ao caráter público da Celesc

Redação
Sair da versão mobile